NotíciasRio Grande do Sul

Caravaggio passa a ser complemento para o Caminho de Compostela

Evento de oficialização acontece no próximo dia 8 de novembro, na Festuris

No próximo dia 8 de novembro, ocorrerá o anúncio oficial da filiação do roteiro Caminhos de Caravaggio ao Caminho de Santiago de Compostela, localizado na Europa. O evento será no estande da cidade de Gramado, dentro da Feira de Turismo de Gramado (Festuris), às 17h.

Com essa oficialização, o roteiro turístico-religioso, que passa pelos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, passa a ser um complemento à rota que parte de ‘A Coruña’. Essa parte do trajeto de Santiago de Compostela é conhecida como caminho inglês, e tem um percurso de 75 quilômetros.

“Esse ato mostra a seriedade como está sendo tratado o nosso roteiro. Em seis meses da oficialização do Caminhos de Caravaggio, já conseguimos essa grande honraria que é complementar ao caminho internacional de Santiago de Compostela”, afirma a titular da Secretaria Municipal do Turismo (Semtur), Renata Carraro.
A concretização deste ato de filiação foi possível com o intermédio da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Estado do Rio Grande do Sul (ACASARGS). A presidente Adriana Reis foi pessoalmente à Catedral de Santiago. O vice-presidente Gilberto Adami e a secretária Maria Ester Adami também apoiaram a iniciativa. “É outra maneira de atrair pessoas para o roteiro Caminhos de Caravaggio”, afirma Maria Ester.

Para que o peregrino receba a compostela – certificado que comprova que ele percorreu o Caminho de Santiago de Compostela –, ele deve ter feito pelo menos 100 quilômetros. Como a rota de ‘A Coruña’ contempla apenas 75 quilômetros, quem fizer o roteiro da Serra Gaúcha poderá utilizar 25 quilômetros dele para receber o documento. Para isso é necessário que o peregrino leve consigo o passaporte fornecido pela ACASARGS carimbado e que comprove que os 200 quilômetros do Caminhos de Caravaggio foram percorridos. Esse passaporte é diferente do fornecido pelas secretarias de turismo dos municípios, e que dá direito ao certificado de conclusão da rota brasileira.

Sobre o roteiro Caminhos de Caravaggio

Consolidada no mercado turístico brasileiro, a Serra Gaúcha é o destino de muitas pessoas anualmente, especialmente por suas belas paisagens, atrativos culturais ligados às colonizações italiana e alemã e também pela gastronomia. Para fortalecer ainda mais esse destino, torna-se importante integrar as cidades turísticas da região, ofertando novos roteiros de qualidade e desenvolvendo novas oportunidades para as comunidades locais. A rota Caminhos de Caravaggio, que foi lançada oficialmente em maio de 2019, passa por quatro cidades da região turística das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul), além da cidade de Farroupilha, tendo um percurso de 200 quilômetros.

Ao fazer o trajeto, o turista recebe um guia de peregrino, que mostra o roteiro completo do percurso, dividido em 10 trechos, e também traz algumas dicas de locais para se alimentar e descansar. Todos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km.

No início do trajeto, o turista ainda recebe um passaporte, o qual é carimbado em cada parada. No final do percurso, ele recebe um certificado que comprova que ele percorreu os 200 quilômetros do roteiro Caminhos de Caravaggio. De acordo com o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, 88 pessoas já concluíram a rota.

Botão Voltar ao topo