NotíciasRio Grande do Sul

Inaugurado Memorial Dom Antônio Zattera, em Pelotas

Espaço, no Campus I da UCPel, é uma homenagem aos feitos do clérigo e seu trabalho em prol de Pelotas

Em 2019, Dom Antônio Zattera completaria 120 anos. Para celebrar a data, e comemorar os 60 anos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a instituição idealizada pelo bispo inaugurou um memorial para homenagear sua história. O evento, realizado no final da tarde desta quarta-feira (30), foi prestigiado pela prefeita Paula Mascarenhas.

Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas – Fotos: Gustavo Vara

O Memorial Dom Antônio Zattera ocupa o espaço da antiga Galeria de Arte, ao lado da sala dos professores do Campus I. A primeira exposição foi pensada para exaltar alguns dos grandes feitos do clérigo, como a criação do Instituto de Menores, a fundação da UCPel e da Rádio Universidade e a aquisição do Hospital de Clínicas, hoje Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Este trabalho extenso, ressaltou a prefeita, modificou o cenário pelotense e incentivou o desenvolvimento econômico e social da cidade.

“Dom Antônio Zattera foi uma figura extraordinária, que teve sua trajetória de vida mesclada à história de Pelotas. Nesta terra, fixou suas raízes e fez grandes transformações”, disse Paula.
Ao longo da história da UCPel e do HUSFP, mais de 40 mil acadêmicos foram formados, 190 mil procedimentos médicos anuais realizados, 2,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos gerados, e a universidade consolidada como a quarta colocada em número de pesquisas entre as instituições privadas do país. Estes dados, lembrou o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior, são apenas uma mostra da grandeza dos conceitos criados e defendidos pelo clérigo.

Para marcar a inauguração do Memorial, que receberá novas exposições anualmente, o bispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, proferiu uma benção antes do desenlace da fita e abertura do espaço.

Botão Voltar ao topo