Estão abertas as inscrições para o Pavilhão da Agroindústria Familiar das feiras Expoagro Afubra e Expodireto Cotrijal de 2020. Os empreendedores rurais das agroindústrias familiares que desejarem participar devem estar inscritos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e apresentar, como documentos, o extrato de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de pessoa física ou jurídica, no caso de agroindústrias com CNPJ, o registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), no caso de agroindústria de origem animal, ou o Alvará Sanitário, se for uma agroindústria de Origem Vegetal, e ainda o registro no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em caso de agroindústria de suco, polpas ou bebidas.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de novembro nos escritórios da Emater/RS-Ascar ou nos sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) ou à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), no caso da Expodireto Cotrijal.
Ao todo serão disponibilizadas nas duas feiras espaço para cerca de 360 agroindústrias famílias. A seleção das agroindústrias que participarão das feiras será feita pelo Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Seapdr.
Expodireto Cotrijal
A Feira acontece de 2 a 6 de março de 2020, em Não-Me-Toque. Serão disponibilizados 182 espaços para as agroindústrias familiares.
Em 2019, participaram da Expodireto Cotrijal 182 expositores, sendo 142 de agroindústrias e 40 de artesanatos, plantas e flores. O espaço contou com emprrendedores de 116 municípios e registrou um volume de vendas de R$ 1.052.000,00.
Expoagro Afubra
A maior feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil acontece em Rio Pardo, no período de 18 a 21 de março. Na edição de 2020, serão montados cerca de 180 estandes.
Em 2019 participaram da Expoagro Afubra 149 expositores, sendo 112 agroindústrias e 37 expositores de artesanato e plantas ornamentais. O espaço registrou um volume de vendas de R$ 792.500,00, apresentando um incremento de 25% comparado com a edição de 2018.