Porto Alegre

Feira de Cultura Mbyá-Guarani em Porto Alegre

No domingo (10) acontece a primeira Feira de Cultura Mbyá-Guarani, na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana. Além de cerca de 20 artesãs expondo e vendendo seu trabalho, o evento terá debate, mostra de curta-metragens e uma Oficina de Ajaka – cesto tradicional Mbyá-Guarani. Uma realização do Complô Cunhã e da Casa de Cultura Mario Quintana, a atividade acontece das 10h às 18h, em diversos espaços da Casa. A entrada é franca e sujeita à lotação das salas; a oficina tem um valor único de R$ 30, já com material todo incluso.

A iniciativa visa fortalecer e dar visibilidade para a produção de arte e da cultura Guarani das comunidades da Região Metropolitana. A venda do artesanato é uma das principais fontes de renda das famílias, e é a base da sobrevivência física e cultural deste povo que, de forma resiliente, criativa e generosa, transmite e preserva os saberes originários tão caros à preservação da vida.

A atividade surge do anseio das mulheres Mbyá-Guarani por mais espaços para exposição e venda de seu trabalho. O artesanato é produzido com materiais provenientes das Terras Indígenas, de Porto Alegre e Viamão, e gerado a partir da sabedoria e do manejo ancestral, aliados ao olhar e energia presentes que cada artista deposita em sua criação. A roda de conversa será com lideranças e, entre os curtas documentais sobre a cultura Guarani, estará “Kerexu”, produção premiada no último Festival de Cinema de Gramado.

Programação:
10h às 18h – Feira de artesanato – Travessa dos Cataventos
11h às 12h – Oficina de Ajaka, cesto Guarani, com Dani Jaxuka e Pará Mirin – Sala Hermes Mancilha
15h às 16h – Roda de conversa “Territorialidade e Cosmologia Mbyá Guarani”, com Laércio Karai Mirin, estudante, da Terra Indígena da Estiva; Timóteo Karai Mirin, cacique da Retomada da Ponta do Arado; e Arlindo Kuaray, cacique da Terra Indígena do Cantagalo – Sala Oliveira Silveira
17h às 18h – Exibição de curtas – Sala Oliveira Silveira.

Oficina de Ajaka – Cesto tradicional Mbyá-Guarani
Ministrantes: Dani Jaxuka, Para Mirin (Tekoá Jatai’ty – Terra Indígena do Cantagalo)
Horário: 11h
Sala Hermes Mancilha
Duração: 1h
Número de participantes: 30
Valor: R$30,00

SERVIÇO
Feira da Cultura Mbyá-Guarani
Quando: 10 de novembro | Domingo
Horário: das 10h às 18h
Onde: Travessa dos Cataventos | Térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre) // Sala Hermes Mancilha | 4º andar da CCMQ // e na Sala Oliveira Silveira | 3º andar da CCMQ

Botão Voltar ao topo