O Museu Egípcio é a mais nova atração turística de Canela. Localizado na estrada para o Parque Estadual do Caracol, o Museu inaugura oficialmente nesta sexta-feira (8). Segundo o artista plástico egípcio Essam Elbattal, proprietário do empreendimento, o museu conta de maneira ampla a história egípcia, com mais de três milênios de civilização, e procura contar a narrativa que ficou durante milhares de anos escondida no meio das ruínas, sepultada nas areias, esquecida nas velhas inscrições que ninguém, até dois séculos atrás, sabia traduzir.
“A história do Antigo Egito é a que mais chama a atenção e desperta o interesse dos historiadores, curiosos e estudantes de todas as épocas. A grandeza dos restos arquitetônicos, a riqueza encontrada nas pirâmides, ruínas e túmulos, os mistérios criados em torno da arte e das próprias construções; tudo contribui para que a história da terra dos faraós seja um assunto palpitante e atual”, comenta Essam. Ele é graduado em Artes Plásticas pela Universidade do Cairo, e em Economia pela Universidade de Zakzek. Estudioso da história do Antigo Egito desde 1987, realizou vários cursos de museologia no Brasil.
O museu conta com um acervo que, segundo Essam, é o maior de América Latina. As peças egípcias são produzidas pelo próprio artista plástico, entre as quais se destaca a pirâmide com mais de 8 metros de altura, com câmara mortuária no seu interior, ambientada segundo os antigos túmulos egípcios. A estrutura as paredes e teto decorados com imagens e hieróglifos, múmias, sarcófagos; esculturas de deuses, faraós, coleção do faraó Tutankhamon e muito mais. São 1.000 m² de ambiente temático com visitas guiadas.
Estátua na praça João Corrêa
Para marcar a abertura do Museu Egípcio na cidade, na tarde desta quinta-feira (7) Essam Elbattal, proprietário do museu; Mohamed Elkhatib, cônsul comercial do Egito no Brasil, e Ângelo Sanches, secretário de Turismo e Cultura de Canela, participaram de um ato de inauguração de uma estátua do faraó Ramsés II, como símbolo da amizade e cooperação entre as duas culturas.
Ramsés foi um dos maiores faraós que o Egito já teve. Governou por quase 67 anos, talvez nenhum faraó tenha governado tanto. Foi um grande construtor e um grande lutador. Ficou famoso por causa da grande batalha de Kadesh.