Rio Grande do Sul

Diagnóstico da diabetes mobiliza Santa Maria

Em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, e a Sociedade Brasileira da Diabetes promoveram atividades, durante esta sexta-feira (8), na Praça Saldanha Marinho, para chamar a atenção sobre o aumento da incidência da doença crônica. Acadêmicos de três instituições de ensino realizaram ações gratuitas de diagnóstico da diabetes em pessoas de diferentes idades. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a iniciativa.

Além de integrantes da Sociedade Brasileira da Diabetes Seção Rio Grande do Sul, as atividades contaram com acadêmicos da UFSM, da UFN e da Fisma, por meio dos cursos de medicina e de enfermagem. Junto aos servidores da Prefeitura, eles realizavam uma triagem junto às pessoas, dando orientações sobre a diabetes ou como manter uma vida saudável. Também eram realizados exames de glicemia capilar, que mede o nível de açúcar no sangue.

A ação contou, ainda, com o preenchimento de formulários das pessoas diagnosticadas com diabetes. Os objetivos são cadastrar esses pacientes e encaminhá-los para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a fim de iniciar ou dar continuidade ao tratamento.

Botão Voltar ao topo