NotíciasRio Grande do Sul

Festa do Morango é atração em Pelotas

Neste fim de semana, dias 9 e 10, a Prefeitura de Pelotas edita a 3ª Festa Municipal do Morango, na Comunidade Redentor, Estrada da Gama, 9º distrito, Monte Bonito. O evento será aberto ao público a partir das 14h de sábado (9), encerrando-se às 20h de domingo (10). No local, há área reservada para estacionamento, e quem preferir pode ir de ônibus.

A realização da festividade está sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com participação e apoio da Emater-RS, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas (ACHP) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Durante a semana, a Comunidade Redentor e a equipe da SDR trataram dos preparativos, com montagem da estrutura do palco e gazebos, ligações de energia elétrica, demarcação de espaços para expositores, e outras intervenções.

Atrações do evento
A inauguração da programação ocorre sábado (9), às 14h, com a comercialização de morango, variedades da gastronomia típica, artesanato, flores e diversos itens que serão disponibilizados para venda. Concurso das melhores frutas também pertence à grade de eventos da Festa. A animação está agendada para o meio da tarde, com apresentação da Banda Diplomata e show. Há previsão de encerramento, no sábado, para as 21h.

No domingo, a Festa será aberta às 9h para comercialização. A partir das 10h, o público poderá apreciar apresentações artísticas e culturais no palco. Ao meio-dia, almoço na Comunidade e churrasco campeiro.

As atrações continuam à tarde, às 14h, com a Banda Barbarella. Para as 15h, está prevista a abertura oficial do evento, com a participação da prefeita Paula Mascarenhas e de representantes dos setores envolvidos na organização. Depois do ato, segue animação musical, com término das atividades às 20h.

A Festa Municipal do Morango de 2019 terá a participação de 16 produtores. Além da comercialização da fruta in natura, os derivados – geleias, sucos, cucas, tortas, doces, espetinhos e outros – ganharão espaço. Agroindústrias locais estarão presentes nesta 3ª edição. E ainda serão encontradas peças de artesanato, flores e exposição de máquinas e equipamentos. A empresa Bergmann Máquinas sorteará uma lavadora de alta pressão: basta chegar no estande e preencher um cupom.

Rainha Valentina e princesa Daniela – Foto: Igor Sobral

Soberanas do Morango
A corte do morango – rainha Valentina Schillim Hartwig e princesa Daniela Contreira Duarte – marcará presença em tempo integral, no sábado e no domingo, pelos espaços da Comunidade Redentor. Nessa semana, as novas soberanas realizaram uma série de visitas e contatos destinados à divulgação da Festa, popularização da fruta e estímulo ao consumo.

Transporte e almoço
Os ônibus da zona urbana para a colônia partirão do terminal da rua General Neto, entre Marechal Deodoro e Barão de Santa Tecla. No sábado, a saída será às 14h, com retorno às 19h. No domingo, dois horários de ida: às 10h e às 13h30min, com a volta marcada também para as 19h.

No domingo, visitantes terão a alternativa de almoçar no local. Ao preço de 28,00, bufê livre na sede da Comunidade Redentor, com cinco tipos de carnes, saladas e acompanhamentos; e, ao valor de R$ 40,00 (porção para duas pessoas), churrasco campeiro, saladas de batata e tomate, acompanhados de pão caseiro.

Para o self service, não é necessário pedido prévio. Quem preferir o churrasco campeiro, deverá ir aos pontos de venda: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ceasa, casa Clasen Carnes e Conveniências (avenida Fernando Osório, 3.341), e Restaurante Karnopp (avenida São Jorge, 211). Ou, ainda, pelo telefone (53) 98444-1997 (contato com Nélson).

Botão Voltar ao topo