Novo Hamburgo

Comusa substitui redes no Santo Afonso em NH

As obras de substituição de redes da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, chegaram nesta semana ao bairro Santo Afonso. Desde segunda-feira, 11 de novembro, equipes já trabalham para trocar as tubulações de fibrocimento e ferro por PEAD, material que auxilia na redução de vazamentos das redes de água, além de garantir uma maior estabilidade na pressão e no abastecimento da região.

“Essas tubulações facilitam muito mais os consertos, já que não é necessário soldar no local em que houve o problema, além de acumularem menos resíduos e proporcionar mais estabilidade no abastecimento”, comenta o diretor-geral da autarquia, Márcio Lüders. “Outro ponto muito importante é que, ao substituirmos essas redes, estamos tirando elas das ruas e instalando-as nas calçadas. Isso significa que, quando for necessário fazer uma intervenção, não precisaremos atrapalhar o trânsito, o que facilita muito mais o conserto”, explica.

Publicidade

Ao todo, serão em torno de 6,5 quilômetros de novas redes. O prazo para conclusão da obra é de 90 dias.

PRESSÃO – Outra mudança importante que as obras na região vão trazer para a comunidade é resolver um problema antigo de abastecimento deficitário. “Antes, o espaço era abastecido por tubulações de pouco diâmetro. Estamos instalando uma nova adutora de diâmetro consideravelmente maior, isso vai garantir uma maior pressão na rede e um abastecimento de melhor qualidade”, afirma Lüder.

Ao todo, já foram mais de 53 quilômetros de redes de fibrocimento e ferro trocadas em diversos bairros de Novo Hamburgo e mais de R$ 9 milhões investidos desde que o Programa de Substituição de Redes teve início em 2017.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar