Rio Grande do Sul

Osório realiza ações para o Dia Mundial de Combate ao Diabetes

A Secretaria da Saúde de Osório vai promover nesta quinta-feira (14), no Dia Mundial de Combate ao Diabetes, uma atividade alusiva ao tema, no auditório do Posto Médico Central Dr. Flávio Silveira.

A partir das 13h30, a nutricionista Gislaine Ferreira, farmacêutico e enfermeiro farão uma roda de conversa com pacientes insulino-dependentes.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (IDF), no Brasil são mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

Os profissionais da saúde alertam que a melhor forma de prevenir a diabete e outras doenças é a prática de hábitos saudáveis como consumo diário de verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; redução do consumo de sal, açúcar e gorduras; evitar fumar e o excesso de bebida alcoólica, além de praticar atividades físicas – pelo menos 30 minutos todos os dias e manter o peso controlado. A obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diabete. Outra dica para prevenir a doença é ter atenção a pressão arterial alta, colesterol alto, doenças renais crônicas, síndrome de ovários policísticos e apneia do sono.

Botão Voltar ao topo