NotíciasRio Grande do Sul

Semana Municipal do Empreendedorismo de Caxias do Sul

Programação ocorreu de 04 a 11 de novembro e mobilizou mais de duas mil pessoas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento realizou a IX Semana Municipal do Empreendedorismo, que abordou o tema “Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo”. A programação da semana reuniu diversas oficinas, palestras, feiras e painéis, além de homenagens em reconhecimento a sindicatos, empresas e órgãos representativos. A programação foi de 04 a 11 de novembro e mobilizou mais de duas mil pessoas.

A solenidade de abertura foi realizada no teatro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) com a palestra “Lições do Mundo da Moda e Sustentabilidade Empresarial com Paola Reginatto, que contou com a presença de 350 pessoas. Após a palestra, 70 empresas do município foram homenageadas.

Empreendedorismo de Caxias do Sul – Fotos: Mateus Argenta

Outro destaque foi a entrega do Prêmio Jovem Talento Empreendedor (PJTE) 2019, que recebeu cerca de 700 pessoas no teatro da FSG, premiando nesta edição as categorias: Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio. Foram entregues seis troféus, três certificados e uma menção honrosa. A premiação foi seguida pela palestra “Tendências de consumo, negócios e marketing digital para 2020”, ministrada por Rafael Terra, em parceria com o Sindilojas.

Durante a semana os alunos das escolas estaduais Melvin Jones, Irmão Guerini, João Pilatti e do Senai Mecatrônica participaram das oficinas “100% em seu Sonho” e “Borracha e Lápis para o seu coração!”, com Simone Forlin, da diretoria do Grupo Setorial Economia Criativa da Microempa; “Lego Serious Play” com a professora Elóide Pavoni, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); “Pitch do Acelera Serra: encante e venda sua ideia em um minuto”, com Rodrigo Dal Pizzol e “Educação Empreendedora com uso do Scamper”, com Márcio Marins, do Centro Universitário Uniftec; além da “Oficina de Canvas do Acelera Serra”. Essas atividades mobilizaram mais de 180 alunos.

O Centro Administrativo ainda recebeu a formatura de 130 alunos que fizeram parte da 6° edição do programa Arte de Empreender, que capacitou comunidades dos distritos de Criúva, Vila Cristina, Vila Oliva e Forqueta. Nessas localidades, foram promovidos os cursos de Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Bolachas e Salgados Caseiros, Aplicação Correta de Defensivos Agrícolas, Construção e Manejo de Estufas, Operador de Tratores Agrícolas e Compostagem Húmus e Substratos. Já o Desvio Rizzo, Ana Rech, Santa Lúcia e Fazenda Souza formaram alunos das oficinas de artesanato em parceria com o Banco de Vestuário.

“A Semana do Empreendedorismo bateu importantes recordes nesta edição, mais de 700 pessoas prestigiaram em uma única noite a premiação do Jovem Talento Empreendedor, além de diversos workshops, oficinas, palestras e demais atividades durante a semana, enfocando os movimentos de inovação que estão se consolidando em nossa cidade. Estamos contentes com os números e resultados apresentados, que provam o esforço conjunto e colaborativo das mais de 20 entidades que ajudam a Secretaria do desenvolvimento econômico a organizar a semana”, avaliou o titular da Sdete, Emílio Andreazza.
A IX Semana Municipal do Empreendedorismo tem o objetivo de evidenciar e reforçar a vocação empreendedora de Caxias do Sul e reconhecer o papel de empresas que contribuem para a economia da cidade distribuindo renda e gerando inclusão social, além de incentivar o trabalho desenvolvido por instituições de ensino, religiosas e sociais.

Botão Voltar ao topo