Rio Grande do Sul

Canela lança Agenda Ambiental 2020-030

Nesta quarta-feira (13), um encontro realizado na Floresta Nacional de Canela, marcou o lançamento da Agenda Ambiental de Canela 2020-030. Professores, ambientalistas, representantes da sociedade civil e da Polícia Ambiental acompanharam os trabalhos, assim como o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana Jackson Müller, o secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer Gilberto Tegner e o prefeito Constantino Orsolin.

Segundo a professora Laci Gross, do grupo de professores que coordenará os trabalhos da Agenda, o trabalho se concentrará em 17 pontos estipulados pela ONU no quesito desenvolvimento sustentável. O objetivo é trabalhar para que se possa retomar o projeto “Canela Ecocidade”.

Para isso, o pretende-se atingir não somente as escolas como a sociedade em geral. “É uma mudança de mentalidade que começa a partir de um projeto de educação bem estruturado”, comenta o biólogo Carlos Frozi.

Na abertura, Tegner ressaltou a importância da educação ambiental em sala de aula e de como é importante, independentemente dos próximos governos, manter a proposta para os próximos dez anos. Já o secretário de Meio Ambiente Jackson Müller ressaltou a participação da sociedade para a construção da proposta. “Não existe melhor lugar do que a sala de aula para transformar a sociedade. Canela tem seu forte na cultura e no meio ambiente, e nós não podemos abrir mão disso”, disse o prefeito Constantino Orsolin.

Após,, Frozzi palestrou sobre o tema Agenda Ambiental. Em seguida, houve relatos de experiências sobre atividades em prol do meio ambiente, promovidas por escolas do Município.

À tarde, o secretário Jackson Müller palestrou sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável. E, para finalizar o evento, aconteceram oficinas sobre social e bem-estar, água, resíduos, biodiversidade e ecocidade. Essas oficinas serviram como base para a construção de propostas e ações que nortearão o trabalho sobre educação ambiental no município.

Botão Voltar ao topo