Rio Grande do Sul

Copa Faders de Basquete em Rodas é dia 7 em Estrela

Estrela sedia no dia 7 de dezembro, a Copa Faders – 46 anos – de Basquete em Rodas. O torneio amistoso de uma das modalidades mais populares do mundo quando o assunto é esporte adaptado marcará a premiação do Circuito Gaúcho 2019 da modalidade. Deverão estar presentes até seis equipes de diversas cidades gaúchas.

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (14), na Prefeitura de Estrela, com a presença do prefeito em exercício Valmor Griebeler, e do presidente da Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado do Rio Grande do Sul (Faders), o ex-deputado estadual Marquinho Lang; acertou a parceria. O evento contará com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e a Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), que darão suporte; e do Colégio Santo Antônio, que cederá a sua estrutura particular, que conta com acessibilidade, para a realização dos jogos. Além de lideranças políticas, também participaram do encontro os secretários municipais Julio Saldanha Pereira (Smel), Jônatas dos Santos (Administração e Recursos Humanos); a representante da Adefil, Cleni Teresinha Weiand; e o ex-vereador estrelense Paulo Birk, autor da proposta.

Ao confirmar o apoio à realização da Copa Faders em Estrela, Griebeler, que é faixa preta e professor de karatê, destacou ser o esporte uma eficiente ferramenta de transformação e bem-estar social. “Precisamos apoiar estas e outras causas sociais e esportivas, e como sempre fazemos aqui em Estrela através da Smel, temos na multiplicidade do esporte um dos nossos eixos. Trata-se de um grande evento para demonstrarmos o quanto, com um pouco de vontade e apoio, dificuldades podem ser superadas e virarem sinônimos de alegria.” Autor da ideia, Birk, que é cadeirante e nos momentos de lazer pratica esportes como o tiro esportivo, e inclusive disputa o Circuito Estadual de Basquete com as cores da equipe Blindados do Vale, de Lajeado, agradeceu.

Cleni Weiand lembrou ainda que a equipe Blindados do Vale, que é mantida pela Adefil, conta em seu quadro com diversos estrelenses.

O Circuito Gaúcho reuniu ao longo do ano seis equipes: Aspede – campeã (Santa Cruz do Sul), Adau/Uri – vice-campeão (Erechim); Cidef – 3º lugar (Caxias do Sul); Leme – 4º (Novo Hamburgo); Blindados do Vale – 5º (Lajeado) e Brothers – 6º (Canoas). Estas equipes deverão estar presentes e o convite será estendido a outros times que não participam ainda do Estadual.

Botão Voltar ao topo