Porto AlegreRio Grande do Sul

Santa Casa de POA celebra identidade negra

Atividades culturais e shows gratuitos com Anaadi, Negra Jaque e Pretambor fazem parte da programação do evento que ocorre no dia 24 de novembro

Com destaque para atrações que ressaltam o protagonismo da população negra na formação cultural da sociedade, o CHC Santa Casa promove o evento Identidade Negra, no dia 24 de novembro (domingo), em Porto Alegre.

As atividades ocorrerão a partir das 14h, no CHC Santa Casa (Av. Independência, 75) e contará com shows, oficinas, feira de produtos e atividades culturais voltadas para toda família. Confira:

PROGRAMAÇÃO NO CHC SANTA CASA

Das 14h às 18h30min, o público poderá participar de oficinas, e, a partir das 19h, no Teatro do CHC, shows gratuitos, com artistas negras.

14h – Roda de conversa: A ESCRITA NEGRA FEMININA, com Ana Santos

Ana Santos é poetisa, professora de Literatura e contadora de histórias. É formada em Letras pela UFRGS, participou e venceu concursos de Poesia na universidade e recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Lila Ripoll da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2016 e 2018.

Das 15h às 17h – Oficina Bordando Carolina Maria de Jesus, com Mitti Mendonça. INSCRIÇÕES AQUI: https://bit.ly/chcbordandocarolina

O bordado é fio de alinhavo entre memórias e afetos, fazendo com que narrativas visuais ganhem destaque em diversas superfícies, desde tecidos até fotografias. Esta edição da Oficina Bordando Retratos, ministrada pela artista Mitti Mendonça, tem como homenageada a escritora Carolina Maria de Jesus. E visa que cada participante aprenda pontos de bordado livre para a releitura de retrato da autora de Quarto de Despejo.

15h – Momento beleza: autoestima e saúde, com Rosane Terragno, idealizadora da linha de maquiagens Divas Bllack

Rosane Terragno é empresária gaúcha do ramo da beleza e comanda a Território da Beleza, loja de maquiagens referência em Porto Alegre e com um espaço voltado à mulher negra. Em 2016, a partir de sua veia empreendedora e inquieta, desenvolveu uma linha completa de maquiagens produtos para pele negra e com destaque para as bases em seis tons de pele negra: Rafaella, Rosane, Taís, Duda, Maria e Dandara.

16h – Oficina de Brincadeiras afrocentradas, com o projeto Afroativos

Projeto de conscientização, empoderamento e ressignificação da cultura afro, protagonizado por alunos da EMEF Saint’Hilaire – Porto Alegre/ RS. Desde 2016, o projeto Afroativos permite aos alunos abordarem questões como racismo, empoderamento e padrões sociais. Cerca de 125 alunos entre 1º e 9º ano protagonizam a luta pela implementação de uma cultura antirracista no cotidiano escolar e, em outros espaços.

17h- “Preta sim, moreninha não”, com as professoras de História Nathiele e Andressa

“O “Preta sim, moreninha não” é um projeto criado em agosto deste ano com o objetivo de promover conhecimento acerca da realidade negra nas escolas. Idealizado pelas professoras de História Nathiele e Andressa que lutam por uma educação digna, igualitária e anti-racista e buscam através deste projeto conscientizar e humanizar pessoas. ”

19h – Shows gratuitos no Teatro do CHC

Abertura: Meninas Crespas – grupo formado por mães, pais, crianças , adolescentes, professores e educadores populares que buscam uma educação Afrocentrada e bilíngue para crianças negras.

ANAADI

Como cantora e compositora, ANAADI já trabalhou com grandes artistas como Roberto Menescal, Max de Castro, Guinga e Rick Wakeman. Em 2013, foi destaque gaúcho do programa The Voice Brazil, se tornando no ano seguinte a comentarista oficial do programa na TV Globo local do Rio Grande do Sul, apresentando análises semanais das performances dos candidatos gaúchos do programa. Seu primeiro disco NOTURNO, primeiro tempo de uma trilogia inspirada em Purgatório, Céu e Inferno, foi o vencedor do 19° GRAMMY Latino de Melhor Album Pop Contemporâneo em Lingua Portuguesa em 2018.

NEGRA JAQUE

Negra Jaque, junto com muitas mulheres negras de todos os tempos caminha em direção à igualdade, que busca um mundo melhor para se viver, que empodera, que não vê limites à sua frente. Seu novo disco, DIÁRIO DE OBÁ, lançado em outubro, traça essa trajetória e apresenta Obá, mulher orixá ancestral símbolo da mulher brasileira com toda sua força resistência e beleza. Desde 2007 na estrada, quando integrou o grupo Pesadelo do Sistema, a rapper vem se destacando no segmento do hip hop. Em 2013, quando iniciou carreira solo, foi a primeira mulher vencedora da Batalha do Mercado, evento tradicional da região metropolitana de POA e, por causa desse prêmio, gravou seu primeiro EP “SOU”. De lá pra cá, houve muita plantação e colheita: participou de festivais, como o Nosoutras, lançou discos, recebeu prêmios e importantes indicações – como a de melhor compositora no Prêmio Açorianos -, fez o show de abertura do projeto UNIMUSICA da UFRGS no Salão de Atos, participou do show de Elza Soares no Bar Opinião e circulou por várias cidades do RS.

PRETAMBOR

Pretambor é um coletivo de mulheres negras, indígenas, ativistas, educadoras, pensadoras, de várias regiões do Brasil mas majoritariamente do sul, que se encontram por meio do tambor e da cultura de matriz afro e indígena no curso Ngoma (tambor em bantu) realizado no Centro Cultural da UFRGS, coordenado por Andressa Ferreira, arte educadora, musicista, compositora e produtora musical, bacharel em música pelo departamento de música do Instituto de Artes da UFRGS. Pretambor surge com a intenção de apresentar ao público de forma interativa e em roda, o que produz a partir das vivências realizadas durante o curso. O objetivo é colocar na rua ou nos palcos, narrativas próprias através da música, da poesia e da dança!

FEIRA DE PRODUTOS VOLTADOS AO EMPREENDEDORISMO AFRO E ARTES VISUAIS
Thay Petit
Coisas De MARIA
Dandara Moda e Arte
Roci Moda e Acessórios
Mão Negra
Matilde Cruz – Trancista

Serviço: CHC IDENTIDADE NEGRA
Quando: 24 de novembro (domingo)
Horário: das 14h às 18h – oficinas, atividades, feira de produtos. A partir das 19h – shows gratuitos com Anaadi, Negra Jaque e Pretambor
Onde: CHC Santa Casa (Avenida Independência, 75 – Porto Alegre)
Informações: wwww.chcsantacasa.org.br

Sobre CHC Santa Casa:

O CHC Santa Casa surgiu em 2014, com a missão de preservar a história da Santa Casa de Misericórdia e da cidade Porto Alegre. Atualmente, a estrutura do Centro Cultural conta com arquivo histórico, biblioteca, museu, teatro, salas de múltiplos usos, laboratórios e ambientes amplos para receber diversas atividades culturais disponíveis à comunidade.

O CHC Santa Casa tem o Patrocínio Master do Banrisul e patrocínio de Dorf Ketal, Florense, Grupo Savar, Quimicamar, Panvel e Tangram Arquitetura e Design. Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal. Mais informações em: www.chcsantacasa.org.br .

Botão Voltar ao topo