A Marcopolo e as Empresas Randon ampliam acordo para desenvolvimento conjunto no Centro Tecnológico Randon, em Caxias do Sul. O CTR disponibilizará à Marcopolo, a partir desta quarta-feira (20), uma área de sigilo que será dedicada a estudos avançados de engenharia para seus ônibus. “A ampliação da parceria está alinhada à estratégia da Marcopolo de foco na qualidade, inovação e competitividade, e demonstra o sucesso alcançado pelas duas empresas, unindo conhecimento e experiências numa enorme sinergia vivencial em favor da excelência do produto final”, expressa o CEO da Marcopolo, James Bellini.
“Na prática, demonstramos a força da Serra Gaúcha como referência de um polo automotivo inovador, otimizando os recursos disponíveis e diminuindo custos com desenvolvimento num processo colaborativo, exatamente como exigem os modernos modelos de negócios”, diz o CEO das Empresas Randon, Daniel Randon. Ele lembra que se trata de uma ação local que ganha amplitude global.
A área, com total confidencialidade e acesso restrito, conta com a estrutura tecnológica necessária para atender os profissionais da Marcopolo envolvidos no processo de validação dos projetos. “A sinergia entre as áreas técnicas já ocorre de forma intensa, a ponto de que as empresas conseguiram transcender os propósitos inicialmente estabelecidos”, acrescenta o COO da divisão Autopeças das Empresas Randon, Sérgio Carvalho. Exemplo disto são os estudos de correlações estruturais e elaboração de testes que visam a celeridade na validação de subsistemas do veículo, estudos estes que já se tornaram objeto de patente conjunta entre as Companhias.
A aproximação das duas empresas, que nasceram no mesmo ano, são líderes em seus respectivos segmentos e conquistaram o mercado internacional, já rendeu ótimos frutos. “Entre outros resultados, foram realizadas ações internacionais para mapeamento de parâmetros em diferentes rotas, bem como foram realizados estudos de correlações físico-virtuais para classificação de severidade para danos estruturais oriundos do tráfego nestas diferentes vias, e desenvolvimento de testes em componentes. O espaço, que será dedicado a estudos, inovações e desenvolvimentos avançados de engenharia, também proporcionará visitas de clientes, reiterando o nosso compromisso com a qualidade e confiabilidade dos produtos que fabricamos, explica o Diretor de Engenharia da Marcopolo, Luciano Resner.
Centro Tecnológico Randon
Com a construção de uma nova área asfaltada de 53 mil m2, o Centro Tecnológico Randon (CTR) torna-se o primeiro da América Latina a contar com uma Área de Dinâmica Veicular (VDA, na sigla em inglês). O avanço permitirá avaliações dinâmicas em veículos comerciais para desenvolvimento e homologação de sistemas de controle de estabilidade – uma demanda legal que passará a ser exigida para toda a frota brasileira a partir de 2022. A ampliação contará, também, com uma pista especial para testes de sistemas auxiliares de frenagem, o ABS. A pista terá 300 metros de comprimento e seis metros de largura, com áreas de escape para execução segura de manobras. Assim, o complexo se torna uma opção diferenciada para o mercado, com dimensões e capacidades de carga adequadas às Combinações de Veículos de Carga (CVCs) existentes no Brasil.
A previsão é de que as obras estejam concluídas na metade de 2020. Dentro da política ambiental das Empresas Randon, o projeto de expansão conta com a devida e adicional compensação ambiental. Desde a concepção, o espaço foi desenhado para comportar veículos comerciais de até 16 toneladas por eixo. Ao fim da execução, estará plenamente capacitado para atender toda gama de veículos automotores e rebocados em circulação, incluindo os de passeio e as motos.
“Todo o complexo foi cuidadosamente projetado, desenvolvido e estruturado para atender as particularidades de combinações de veículos de carga previstas pela legislação brasileira”, revela o diretor de Tecnologia e Inovação de Produto da Divisão Autopeças das Empresas Randon, César Augusto Ferreira.
A propósito de legislação, as novidades chegam exatamente para antecipar-se ao atendimento de uma determinação legal que entrará em vigor por etapas e atingirá grau completo em 2024: a Resolução 641 do CONTRAN, que passará a exigir controle de estabilidade em toda a frota nacional. “A legislação prevê parâmetros rigorosos e manobras específicas para homologação dos veículos, incluindo semirreboques. São necessidades que estamos prontos para atender no CTR”, explica Ferreira.
Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões na ampliação, o complexo de 87 hectares que hoje conta com mais de 20 diferentes tipos de pistas terá novas e melhoradas áreas para execução de ensaios dinâmicos. Além disso, cerca de R$ 3 milhões foram recentemente adicionados para incremento do laboratório estrutural, expandindo ainda mais a capacidade de testes para atendimento de montadoras e das Empresas Randon.