NotíciasRio Grande do Sul

Semáforos serão instalados na Av. São Leopoldo com a Carlos Mauri

Medida foi sugerida pelo prefeito Daniel Guerra em visita ao local junto com o titular da SMTTM

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul (SMTTM) inicia na tarde desta quinta-feira (21/11) a instalação de sinaleiras na esquina da avenida São Leopoldo com a rua Carlos Mauri. A implantação do equipamento foi uma sugestão do prefeito Daniel Guerra após ouvir a demanda da comunidade em visita no local, junto com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares. O equipamento contribuirá com a segurança dos usuários da via, permitindo melhores condições para conversões e na travessia de pedestres. A previsão é que os semáforos comecem a funcionar em até 30 dias.

Além da sinaleira veicular, que disciplinará os acessos e auxiliará os condutores, o local receberá também semáforos para pedestres. O equipamento será acompanhado de botoeiras, que deverão ser acionadas para pausar o tráfego de veículos nos dois sentidos e permitir que a comunidade possa ir de um ponto ao outro da calçada com mais segurança.

“Muitas pessoas relataram dificuldade em fazer a conversão na Carlos Mauri, que é uma via estratégica para acessar o bairro ou para quem sai e precisa usar a São Leopoldo. Fizemos isso em outros pontos e recebemos um retorno bastante positivo da comunidade. Ou seja, a administração entregou uma via nova, recuperada, bem sinalizada e com novos pontos mais protegidos para a circulação das pessoas”, pontuou Soares.

Com o novo semáforo na Carlos Mauri, a avenida São Leopoldo terá quatro pontos com sinaleiras. Somente no segundo semestre deste ano, a SMTTM instalou o equipamento no cruzamento com a rua Sapucaia e com a Emanuel Boniatti. Há ainda uma sinaleira para quem está a pé em frente à Escola Jesus Bom Pastor (Pastorinhas). “Iniciamos o ano com apenas um semáforo na São Leopoldo e estamos colocando na rua a partir das próximas semanas a quarta sinaleira naquele local. A Secretaria de Trânsito sempre será parceira em ações que contribuem positivamente com o dia a dia da comunidade”, reforçou o secretário.

O cronograma de implantação dos semáforos prevê a instalação das colunas que sustentam o equipamento nesta semana. Em seguida, haverá ajustes na sinalização viária e, posteriormente, a fixação das sinaleiras e das botoeiras.

Melhorias

A avenida São Leopoldo recebeu uma série de investimento da prefeitura neste ano. A obra de repavimentação corrigiu problemas estruturais na via e elevou as condições de trafegabilidade no trecho. Os buracos e os locais onde o asfalto estava fissurado (com rachaduras) foram substituídos por nova pavimentação, acompanhada de serviços de drenagem, para melhor escoamento da água da chuva, além da sinalização com pintura e instalação de novas placas de trânsito.

O trecho é uma das principais rotas de visitantes de cidades como Gramado, Nova Petrópolis e Vale dos Sinos, que chegam a Caxias do Sul pela BR-116. Além disso, também é utilizado como itinerário de diversas linhas do transporte coletivo urbano. O investimento é de R$ 1.697.478,90, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.

Botão Voltar ao topo