Saúde

Dor nas costas, a soma das emoções

Em "Dor nas Costas - Conexão corpo e mente", John E. Sarno apresenta a cura sem remédios para dores crônicas e amplia a discussão sobre distúrbios psicossomáticos

Guardar mágoa dói? Muito! No livro Dor nas Costas – Conexão corpo e mente, publicado pela Editora Edipro, o doutor e autor John E. Sarno afirma que a principal causa de dor lombar, na coluna e no pescoço não é a anormalidade estrutural, mas a repressão de emoções.

Esta é a teoria da tensão mioneural (TMS), metodologia testada clinicamente em milhares de pacientes e apresentada na obra “Dor nas Costas – Conexão corpo e mente”. Publicado pela primeira vez em 1991, o livro se tornou imediatamente um best-seller do New York Times ao explicar a síndrome da TMS ao mundo e oferecer cura para livrar-se das dores sem remédios, exercícios ou cirurgia além da prevenção desses problemas.

Com base em sua experiência com medicina de reabilitação e em seu trabalho de pesquisa, fatores psicológicos e o estresse são distúrbios psicossomáticos de grande impacto na vida das pessoas. Dores crônicas tendem a ser situações limitadoras em diversos aspectos, e os remédios podem tratar os sintomas, mas não as causas. Utilizando a sua teoria em consonância com os estudos mais avançados da medicina, o doutor John Ernest Sarno explica cientificamente com lucidez exemplar esse fenômeno e de uma forma compreensível em “Dor nas Costas”.

Com prefácio da fisioterapeuta Eloísa Aparecida Nelli e de Paulo Sérgio da Silva Santos, que é coordenador científico do Centro de Pesquisas Clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em Bauru, Dor nas Costas é o guia definitivo para se livrar das desordens físicas e emocionais.

John traz alguns tópicos importantes na obra:

Que tipo de pessoa é mais propensa à TMS;
Manifestações da síndrome, sendo a mais comum a dor nas costas;
Como a ansiedade e a raiva reprimida desencadeiam dores;
Contrapontos aos diagnósticos e tratamentos convencionais;
Aspectos da fisiologia e da psicologia da TMS;
Tratamento inovador que conecta a mente ao corpo.
Conexão corpo e mente de dores lombares causadas por estresse e fatores psicológicos.

Ficha Técnica:
Título: Dor nas Costas – Conexão corpo e mente
Autor: John Ernest Sarno Jr
Editora: Edipro
ISBN: 9788568224137
Páginas: 192
Categoria: Saúde
Preço: R$ 39,90

Sobre o autor: John Ernest Sarno Jr. (1923-2017) foi professor de Medicina de Reabilitação na Escola de Medicina da Universidade de Nova York e diretor de serviços ambulatoriais do Instituto de Medicina de Reabilitação Rusk. A partir de seus atendimentos clínicos no instituto, identificou causas psicossomáticas em inúmeros casos de dores lombares na década de 1960. Em decorrência dessas observações, desenvolveu a teoria da síndrome de tensão miosite (TMS, sigla em inglês para tension myositis syndrome), rebatizada posteriormente como síndrome de tensão mioneural.

Botão Voltar ao topo