NotíciasRio Grande do Sul

Caxias: Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Atividades da Coordenadoria da Mulher têm o objetivo de debater a violência de gênero e as estratégias para proteção da mulher

A Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul (SMSPPS), promove a partir do dia 25/11 a Campanha 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A programação vai até o dia 10/12 com bate-papos, palestras, capacitações e outras ações de educativas.

A campanha faz parte de um movimento mundial promovido pela sociedade civil e poder público, com o objetivo de incentivar o ativismo. “Nós seguimos a mesma linha, buscando debater o tema e compartilhar os conhecimentos necessários para o enfrentamento da violência doméstica e familiar e encorajando as mulheres a realizarem a denúncia”, explica a titular da Coordenadoria, Janete Thomé.

A assinatura do novo Protocolo de Intenções da Rede de Proteção à Mulher marca o início da programação, no auditório do Centro Administrativo, às 15h, na segunda. A Rede consiste em diversas instituições públicas e privadas que se comprometeram a propor, articular e executar ações de apoio às mulheres vítimas de violência.

“No novo protocolo consta a descrição do que compete a cada serviço que faz parte da Rede, com o objetivo de otimizar o trabalho e os fluxos de encaminhamentos, bem como a articulação e execução de ações para o enfrentamento da violência doméstica e familiar. Também inclui serviços que passam a compor a rede, como a Secretaria da Habitação (SMH), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) e o Grupo Brinox, entre outros, já que o último protocolo que tínhamos é de 2008”, salienta Janete.

Já no dia 26, o lançamento oficial da campanha terá a apresentação da cartilha “todas E todos pelo fim da violência contra a mulher” do Mistério Público, com Luiz Carlos Prá; o lançamento da 2ª Edição do Calendário da Rede; e a Apresentação do cenário da Violência Doméstica e Familiar do Município com a gerente do Centro de Referência da Mulher, Suzane Beatriz Dillenburg. O evento será no Teatro do Centro de Cultura Ordovás, a partir das 14h.

Botão Voltar ao topo