NotíciasRio Grande do Sul

Festa de 40 anos da Feira do Agricultor reúne público na Maesa

Promoção da Smapa em parceria com a Associação dos Feirantes de Caxias do Sul

A Feira do Agricultor completou 40 anos de existência no último sábado (23/11) e, para celebrar a data, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) de Caxias do Sul promoveu uma festa aberta para toda comunidade. A comemoração ocorreu das 9h às 12h, na Maesa, e mais de cinco mil pessoas estiveram presentes.

Fotos: Alexia Oliveira

A festa contou com diversas apresentações culturais como o coral Esttela Alpina, Banda Marcial da Escola Fermino Ferronatto, Akácio Camargo Projeto Impulso e o coral de Cibele Tedesco, Expressões da Serra. Além disso, foram servidos também bolo e salada de frutas.

A titular da Smapa, Camila Sandri Sirena, agradeceu a parceria de toda a comunidade que, mesmo com o mau tempo, prestigiou o evento. “Quero cumprimentar a todos que estão aqui hoje, em especial ao seu Sinildo Paulo Pellenz, feirante que esteve junto conosco desde o início e faz parte da essência deste trabalho tão grandioso da secretaria. Agradeço também a toda a equipe que esteve empenhada para fazer desta uma ótima celebração, temos aqui 10 instituições atendidas pelo Banco de Alimentos fazendo parte desta parceria voluntária e a Associação dos Feirantes que está mais do que nunca alinhada com a Smapa” disse a secretária. A primeira-dama do Município, Andrea Marchetto Guerra, também prestigiou o evento.

Osvaldo Negrini, 62 anos, aposentado, morador do bairro Cruzeiro, prestigiou a feira. “Sempre vou na feira do meu bairro por causa da qualidade e preços dos produtos, e hoje não pude deixar de comparecer na festa que celebra os 40 anos dessa comercialização”, resumiu. Osvaldo também elogiou as atrações culturais que estiveram presentes e o bolo servido durante a festa.

Maria Nedi da Silva Machado, 67 anos, mora em Dom Pedrito. Ela esteve na comemoração com seu marido e também enalteceu a feira como um todo. “Sempre que eu e minha família viemos para Caxias do Sul para passear, nós passamos na Feira do Agricultor, os produtos são ótimos e os preços melhores ainda”, ressaltou. “Além disso, esta festa está muito bem organizada e o bolo delicioso”, complementou.

A feira teve início em 1979 e sua primeira edição foi promovida na rua Hércules Galló para celebrar um dos maiores nichos econômicos do município. Um dos feirantes mais antigos da comercialização, Gilmar Tondin, produtor de hortaliças, marcou presença na festa e contou um pouco mais sobre o início da sua participação. “Como eu poderia não estar aqui hoje? São 40 anos de sucesso. Eu lembro que quando meu pai se inscreveu para fazer parte, ele estava meio incerto e relutante, mas eu insisti que participasse e olha onde estamos agora e o quanto a feira cresceu. Isso nos traz um grande orgulho”, enfatizou. Ele comentou ainda que na primeira edição, em 23 de novembro de 1979, toda a mercadoria de sua família foi vendida em meia hora.

A festa foi promovida pela Smapa em parceria com a Associação dos Feirantes de Caxias do Sul (Assofei) e com o Sicredi, com o patrocínio da Agrimar, AgroCaxias e Salvatraat, Mecânica e Tratores.

Botão Voltar ao topo