A partir de 20 de dezembro, o Sanep, em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), dará início às divulgações sobre a balneabilidade na praia do Laranjal, em Pelotas. A coleta das amostras foram iniciadas no mês de novembro pela autarquia e passam por análises para apresentar as condições das águas aos banhistas. O resultado será anunciado sempre às sextas-feiras, no período entre 20 de dezembro e 28 de fevereiro de 2020, oficialmente através do site da Fepam, no aplicativo e também nas redes sociais do órgão.
Para analisar as condições bacteriológicas das praias, é utilizado o parâmetro Escherichia coli, bactéria que habita o trato gastrintestinal de humanos e outros animais endotérmicos. Em Pelotas, o Sanep também realiza a contagem de cianobactérias, organismos potencialmente produtores de toxinas que podem levar a intoxicações crônicas.
Projeto Balneabilidade
O Projeto Balneabilidade é realizado desde o verão de 1979/1980, divulgando aos veranistas informações sobre as condições da qualidade das águas das praias litorâneas, lagunares e de rios do Rio Grande do Sul. Para facilitar a comunicação, foi desenvolvido, com apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o site Sistema de Balneabilidade – Baln e o web aplicativo. O serviço pode ser acessado por meio dos sistemas Android e iOs e, para obter o ícone de atalho na tela do smartphone ou tablet, basta acessar o site. Na página e no aplicativo também são disponibilizadas informações sobre previsão do tempo e condições de segurança para banho.