Publicidade
DestaqueRS

Emanuel e Frederico Assmann vencem o Mestre Cuca, em Santa Cruz

Uma explosão de talento e criatividade. Assim pode ser definida a final da quarta edição do projeto Mestre Cuca – Comidas do Bem, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 4, na cozinha do curso de Gastronomia da Unisc. Sagraram-se vencedoras, as escolas Emanuel, em primeiro lugar na categoria salgados, com a receita Torta de Legumes, e a escola Frederico Assmann, na categoria doces, com a receita Bolo da Vó Tânia.

Desde às 8 horas, os 11 trios de finalistas já estavam a postos para a elaboração dos quitutes. Cada equipe pôde ser acompanhada por uma merendeira e uma professora. Durante todo o procedimento os alunos foram observados de pertinho pelos jurados, que atentaram para aspectos como trabalho em equipe, agilidade e higiene no preparo das receitas e separação correta do lixo.

Na hora de apresentar o resultado para a banca de jurados, uns mais tímidos, outros mais expansivos, os pequenos mestres – cucas falaram sobre o modo de preparo, a história e a origem dos pratos e até os benefícios dos ingredientes utilizados para a saúde humana. Na concepção de cada receita, o que chamou a atenção foi a predileção por alimentos com alto valor nutricional.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a nutricionista da SEE, Elizabete Rodrigues, a cada edição, o projeto não só atende como supera as expectativas da organização. “Estamos conseguindo introduzir hábitos mais saudáveis na vida dessas crianças, além de fazer com que eles despertem para novas habilidades. Alimentos que antes eles não gostavam, agora já fazem parte do cardápio deles”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, embora poucos alunos sejam premiados, todos saem no final vencedores. “Encantamento é a palavra que define o que está acontecendo aqui hoje. Sinto muito orgulho pelo trabalho que vem sendo realizado através deste projeto, pelo comprometimento das direções, dos professores, das merendeiras e, especialmente, pela dedicação dos alunos”.

O segundo lugar em cada uma das categorias também foi premiado. Na categoria salgada, com a receita Repolho Cremoso Gratinado, a premiação foi para a escola Rio Branco, e na categoria doce, com a receita Cookies Integrais, para a escola Duque de Caxias.

Ao tomar conhecimento do resultado do concurso, Hugo Cassiano Escobar Eisenhardt, 12, Eduardo Emerson Helfer, 12, e Pedro Augusto Junkherr, 12, o trio de alunos que tirou o primeiríssimo lugar na categoria salgados, com a torta de legumes, era só alegria. Minutos antes da premiação, a expectativa era grande e questionado sobre se esperava ou não a vitória, Hugo foi categórico. “A gente queria ganhar, eu tava com um pouco de dúvida, mas nossa receita era mesmo muito saudável”, argumentou

Este ano a iniciativa contou com a participação de 11 escolas da rede municipal. Na primeira fase, as equipes tiveram um dia de capacitação com as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (SEE). Já a segunda fase ocorreu dentro de cada escola, com a preparação da receita e classificação para a final.

O Mestre Cuca é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Edcuação (SEE), com apoio do Programa Unisc-Escola, dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da Unisc, e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

Veja a relação dos vencedores:

1º lugar categoria salgados:
Emef Emanuel (Torta de Legumes)

1º lugar categoria doces:
Emef Frederico Assmann (Bolo da Vó Tânia)

2º lugar categoria salgados:
Emef Rio Branco (Repolho Cremoso Gratinado)

2º lugar categoria doces:
Emef Duque de Caxias (Cookies Integrais)

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar