DestaquePorto Alegre

Sábado tem Viva o Centro a Pé em Porto Alegre

Neste sábado (14), a Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Porto Alegre promove  a última caminhada de 2019 do Viva o Centro a Pé com o tema Caminhada da Perda. Nesta edição, a Capital será vista de uma nova perspectiva, que revelará a arquitetura que não existe mais. O objetivo é promover a reflexão sobre as mudanças que Porto Alegre sofreu ao longo dos anos e sobre como a arquitetura faz diferença quando se trata de transformação urbana.

A orientação será dos arquitetos e urbanistas Lucas Volpatto, Eduardo Hahn, Rodrigo Spinelli, Oritz de Campos e Rômulo Giralt. O encontro será às 10h na Praça da Matriz, em frente à Catedral Metropolitana. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Publicidade

A Caminhada da Perda tem como objetivo, além da reflexão, a conscientização de que a preservação da arquitetura e do patrimônio cultural edificado é importante. A renovação urbana, sem a devida atenção traz consequências, muitas vezes, irreparáveis para a cidade.

Na caminhada, serão lembrados projetos significativos para a história de Porto Alegre, como: a Igreja da Matriz Madre de Deus, que ficava na rua Duque de Caxias; o antigo auditório Araújo Vianna, que era um anfiteatro a céu aberto junto à Praça da Matriz e a Praça Pereira Parobé, localizado ao lado do Mercado Público, além de outras importantes obras.

Publicidade

O evento tem parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e fará parte das comemorações do Dia do Arquiteto. A orientação será feita por arquitetos e urbanistas, especialistas em patrimônio e professores de Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do RS.

Viva o Centro a Pé – Caminhada da Perda
Sábado, 14 de dezembro, 10h
Encontro na Praça da Matriz em frente à Catedral Metropolitana
Inscrições 1Kg de alimento não-perecível
Inscrições: cphpoa.wordpress.com/inscricoes
Organização:
Centro de Pesquisa Histórica
Coordenação da Memória Cultural
Secretaria Municipal da Cultura

Publicidade
Botão Voltar ao topo
Fechar