Saúde

Alimentação e doenças cardiovasculares

Nutricionista Ma. Fátima Vitória Canha Blum
Nutricionista clínica

O excesso de peso e a falta de atividade física estão intimamente associados com o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, motivo pelo qual são considerados fatores de risco de maior significação.
Desse modo, considera-se a alimentação um importante fator não só para melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa, mas também para melhorar a saúde do organismo como um todo. Portanto, a escolha por alimentos saudáveis e naturais deve fazer parte do cotidiano, não devendo ser, pois, uma exceção na rotina alimentar.

Nutricionista Ma. Fátima Vitória Canha Blum

Assim, uma das formas de evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares é alimentar-se adequadamente, ou seja, ingerir determinados alimentos que possuam a propriedade preventiva. Dentre eles, podem ser citados o azeite de oliva, o alho, a aveia, as frutas vermelhas, bem como peixes e oleaginosas, tais como nozes e castanhas, por exemplo.

No que diz respeito aos alimentos supracitados, destaca-se a importância do azeite de oliva, o qual é riquíssimo em propriedades e atua como antioxidante. Embora seja muito saudável, é importante ressaltar que o seu consumo deve ser controlado, em virtude do alto valor energético. Ainda, os cereais, a aveia, as frutas e os vegetais são fontes ricas em fibras solúveis, fundamentais para a prevenção de doenças cardíacas.

Por fim, destaca-se que, na abordagem dietética de prevenção de doenças cardiovasculares, são fatores preponderantes para evitá-las não só consumir determinados alimentos, mas também adotar mudanças no estilo de vida, tais como reduzir o consumo de gordura saturada, controlar o peso corporal e praticar atividade física regulamente.

Para tanto, a avaliação nutricional é de extrema importância, pois, por meio dela é possível indicar as estratégias de intervenção para prevenir doenças cardíacas.

Botão Voltar ao topo