Rio Grande do Sul

Farroupilha destina corretamente 4,6 toneladas de lixo eletrônico

Na última etapa da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, realizada no sábado (7), foram recolhidos 4.631 quilos de materiais diversos. O que iria parar no lixo comum, como computadores, televisores, geladeiras, aparelhos de som e telefones, mais uma vez teve o destino correto. Os itens foram encaminhados a uma empresa especializada no tratamento desse tipo de resíduo.

A ação, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, aconteceu no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). Para o próximo ano, as datas já estão sendo planejadas e serão divulgadas em breve. Por isso, é importante que a população aguarde as etapas da campanha para descartar os itens das linhas branca, azul, verde e marrom.

O que é considerado lixo eletrônico?

  • Linha Verde: informática, computadores, notebooks, etc;
  • Linha Azul: eletroportáteis, periféricos, eletrônicos diversos;
  • Linha Marrom: equipamentos de áudio e vídeo, tubos de imagem, monitores, televisores;
  • Linha Branca: freezers, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas.

O que não é lixo eletrônico e como descartar:

  • Lâmpadas fluorescentes: Devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por conter material tóxico, as lâmpadas não devem ser quebradas, nem descartadas no lixo orgânico ou no seletivo.
  • Pilhas e Baterias de equipamentos eletrônicos: A exemplo das lâmpadas fluorescente, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi realizada a compra.
  • Tonner e cartuchos de impressora: Alguns fabricantes tem programas específicos de coleta de Cartuchos e Toner vazios. No momento da compra, certifique-se se a loja aceita o produto vazio.
Botão Voltar ao topo