NotíciasRio Grande do Sul

Monumento à Itália recebe cuidados e paisagismo, em Caxias do Sul

Intervenções já estavam previstas desde a inauguração da obra, em outubro

O Monumento à Itália, inaugurado oficialmente em outubro deste ano, localizado no bairro São Pelegrino, começou a receber ações de paisagismo. A escultura já passou por reparo e acabamento do bloco de sustentação e ainda receberá limpeza da fissura, trabalhos previstos no cronograma inicial. Todas as intervenções estão sendo realizadas no próprio local onde está o monumento.

O secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, explica que essas melhorias começaram a ser feitas aproximadamente há três semanas e não têm prazo definido para conclusão, em virtude das comemorações e feriados de fim de ano.

“Essas intervenções já estavam previstas no lançamento do projeto e não foram concluídas a tempo da entrega do Monumento. Todas as medidas adotadas, até agora, são para garantir a preservação da escultura em seus moldes originais”, destacou.
A solenidade de inauguração ocorreu em 02 de outubro e contou com a presença do prefeito Daniel Guerra e do cônsul da Itália Roberto Bortot.

A “bota”, esculpida originalmente em uma pedra única de basalto, foi atingida por um carro no dia 09 de junho de 2017 e o impacto resultou na ruptura do monumento. Na época, o artista selecionado para efetuar o trabalho de restauração foi André Gnatta, especializado em Comunicação Visual. Ele esteve à frente de importantes obras como o monumento “Faces do Mundo”, localizado no Parque Cinquentenário; “Epopeia Imigrante” (2012), em Ana Rech; e estátua do padre Pedro Rizzon (2018), que fica no distrito de Criúva.

Botão Voltar ao topo