DestaqueLitoralRS

Santa Maria vai usar apenados na limpeza de praças

Susepe e Vara de Execuções Criminais também participam do programa

A Prefeitura de Santa Maria, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e a Vara de Execuções Criminais Regional firmaram, na manhã desta segunda-feira (16), um convênio inovador no Município. Com o objetivo de garantir a plena reinserção de apenados na sociedade e proporcionar a eles uma oportunidade de emprego e de qualificação profissionalizante, foram selecionados 10 apenados para atuar em um projeto piloto.

A iniciativa consiste em treinar os homens para que atuem na limpeza, no plantio e na podas de árvores de praças de Santa Maria. A partir de agora, os apenados receberão orientações de paisagismo por profissionais do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Posteriormente, eles passarão a fazer a limpeza na Praça General Osório, popularmente conhecida como Praça do Mallet.

Publicidade

O prefeito Jorge Pozzobom, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, e o delegado da Delegacia Penitenciária Regional, Anderson Prochnow, receberam os participantes do projeto no Gabinete de Governança. Na ocasião, todos citaram a importância e a inovação do projeto, que oportuniza uma nova chance às pessoas que estão cumprindo suas penas.

“Estamos engajados e felizes com esse projeto. É uma grande oportunidade. Esperamos que vocês a agarrem com força para ajudar neste processo de reinserção na sociedade”, disse o chefe do Executivo.

A secretária Sandra e o delegado Prochnow seguiram na mesma linha do prefeito Pozzobom, lembrando que todos devem ter a oportunidade de recomeçar e retornar ao trabalho. Na ocasião, os 10 apenados agradeceram pela chance de participar do projeto e ressaltaram que vão utilizar a oportunidade como uma forma de serem reconduzidos ao convívio social. Destaca-se que os apenados trabalharão seis horas por dia e receberão 75% do salário mínimo nacional.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar