Porto AlegreRio Grande do Sul

Trensurb promove Feira de Troca de Livros na Estação Mercado

Na tarde desta quarta-feira (18), programação comemorativa ao aniversário da biblioteca da Trensurb chegou ao fim com Feira de Troca de Livros no saguão da Estação Mercado.

Nesta quarta-feira (18), foi realizada uma Feira de Troca de Livros no saguão da Estação Mercado da Trensurb. Os usuários que passavam pelo local nesta tarde puderam deixar um livro seu e escolher um entre os 50 exemplares disponíveis no estande para levar para casa. No mesmo local, também era possível preencher a ficha com seus dados para se tornar associado do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), onde o empréstimo de livros é gratuito. A atividade encerrou a programação comemorativa ao aniversário de 11 anos da biblioteca da Trensurb, que conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo.

Entre os usuários que participaram da Feira, esteve Giovanni Callegaro, de 34 anos, que aproveitou para trocar seis exemplares. “Sempre apoio ações como essas pois elas tornam a literatura mais acessível”, afirma. “Os livros ainda são bastante caros e nem todo mundo tem acesso. Assim podemos renovar o acervo, trocar com os amigos. Tenho um carinho especial por livros que já foram usados, pois ele tem duas histórias – a história que o livro conta e a do próprio objeto”, completa Giovanni.

Conforme o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, “as comemorações de aniversário do Espaço Multicultural se encerraram com êxito e um bom retorno de usuários e leitores, tanto pessoalmente como pelas rede sociais”. Ayres afirma que “por meio do EMLsT, a Trensurb assume um importante papel de facilitar o acesso ao livro e à literatura, mas também vai além disso, promovendo oficinas, exposições, mediações de leitura e outras atividades culturais”. Para ele, “prestar esse serviço é um privilégio”. O gerente lembra ainda que, além do empréstimo gratuito, as unidades do EMLsT têm sempre livros disponíveis para troca.

Livros Livres na Estação Novo Hamburgo

Também dentro da agenda comemorativa ao aniversário do EMLsT, ontem (17), foi realizada pela Trensurb uma ação de distribuição de livros nos carros de um trem que partia da Estação Novo Hamburgo. Foram distribuídos 100 exemplares para os usuários, que os encontraram sobre os assentos do trem que saiu da estação logo após as 14h. A intenção – apresentada em marcadores de páginas entregues com os livros – é que, após a leitura, esses exemplares possam voltar a ser compartilhados com outras pessoas. A ação é parte do projeto Livros Livres, que tem o objetivo de incentivar a leitura e conta com a parceria do Banco de Livros.

Usuária do metrô, Elita Marquês, de 53 anos, foi surpreendida pela ação: “Gostei muito do livro que eu peguei aqui. É a primeira vez que vejo algo assim, muito legal”. Amanda Kehl, 27, também aprovou a iniciativa: “Eu gosto muito de ler, leio bastante no trem durante a viagem, foi uma surpresa ótima encontrar livros aqui”.

11 anos de incentivo à leitura

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos foi inaugurado pela Trensurb em 15 de dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô. Em março deste ano, foi criada uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Com um catálogo de 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), a biblioteca oferece serviço gratuito de empréstimo de livros. O acervo é ampliado somente através de doações. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h, nos dias úteis.

As comemorações de aniversário do EMLsT iniciaram no dia 6 de dezembro, com uma roda de samba na Estação Mercado com o Samba do Irajá, e vão até amanhã (19). No dia 10, a unidade Mercado do Espaço Multicultural recebeu o lançamento do livro Em Busca do Ser, da metroviária Ivone Aretz. No dia 16, a Estação Mercado também recebeu uma ação do projeto Livros Livres. Ainda como parte da programação comemorativa, as duas sócias da biblioteca que mais retiraram livros ao longo do ano foram homenageadas, recebendo o “Certificado de Amigo” do espaço.

Botão Voltar ao topo