DestaqueLitoralRS

Nomeados servidores da nova Guarda Municipal de Imbé

Foram publicadas nesta quarta-feira (18) as portarias de nomeação que oficializam a convocação dos 47 candidatos aprovados em concurso público que atuarão na nova Guarda Municipal de Imbé. Eles concluíram o curso de formação, realizado na Academia da Guarda Municipal de Gravataí, e estão aptos a entregar a documentação no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura. Outros cinco candidatos desistiram durante o processo. As portarias podem ser acessadas clicando aqui.

O curso de formação incluiu aulas presenciais teóricas e práticas ministradas por professores e instrutores indicados pela Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública de Gravataí, num total de 1.278 horas aulas divididas em 33 disciplinas, entre elas noções básicas de primeiros socorros, uso legal e progressivo da força, armamento, munição e tiro, procedimentos em situações de trânsito, policiamento ambiental e comunitário, defesa pessoal, condicionamento físico e patrulhamento escolar.

Publicidade

Superadas todas as etapas do cronograma de procedimentos, que contou com avaliações psicológicas, testes de aptidão física, exame toxicológico e avaliação para porte de arma, os agentes concluirão a fase preparatória com a formatura, que deve acontecer na primeira quinzena de janeiro de 2020. Estarão, a partir de então, preparados para sair às ruas e iniciar as atividades.

Novos agentes foram treinados em Gravataí – Foto: Divulgação

O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Imbé, Marco Antonio Silva, avaliou como extremamente positivo o processo de formação dos novos agentes. “Acompanhamos tudo de perto. A Guarda Municipal de Gravataí é referência no Estado e o profissionalismo dos seus agentes foi espelho para aqueles que ingressarão na nossa Guarda a partir de 2020”, diz o secretário. Já o prefeito Pierre Emerim destacou que há uma expectativa muito grande do governo quanto ao trabalho que será executado pelos novos agentes. “São pessoas com conhecimento comprovado através de concurso público e altamente capacitadas para atuar nas mais diversas situações relacionadas à segurança pública. Algo nunca antes visto na nossa cidade. Um avanço histórico e definitivo no combate à criminalidade e na proteção dos nossos moradores e veranistas”, comemorou.

A nova Guarda Municipal integra o programa Imbé Mais Seguro, o plano municipal de segurança pública, instituído pelo governo em 2017 com objetivo de transformar a cidade na mais segura do litoral norte gaúcho. Para isso já foram aplicados mais de R$ 4 milhões em recursos próprios em serviços como instalação de câmeras de monitoramento e cercamento eletrônico e aquisição de viaturas que serão utilizadas pelos novos agentes para patrulhamento das ruas e avenidas dos bairros e balneários da cidade, além de parcerias com empresas locais de vigilância patrimonial e com os órgãos de segurança, como a Brigada Militar e a Polícia Civil, visando a manutenção de atividades e o incentivo para que agentes das duas corporações atuem em Imbé.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar