Rio Grande do Sul

Grupos de Saúde Mental fazem encerramento em Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, através da Unidade Saúde da Família (USF) Itacolomi da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais um encontro do Grupo de Saúde Mental Arco-Íris. O evento marcou o encerramento das atividades neste ano. Ao longo de 2019 foram promovidos 12 encontros, sempre na 3ª terça-feira de cada mês, reunindo a comunidade – pacientes, familiares, profissionais e colaboradores.

O Grupo Asas de Anjo, da USF Parque dos Anjos, também realizou o encerramento das suas atividades de 2019. O grupo coordenado pela agente comunitária de saúde (ACS) Andrea Vitalli e a psicóloga Katia Ferreira realizou um passeio na Morada dos Bugios, com o intuito de propiciar um momento de integração entre os pacientes e a natureza.

“Nossa saúde quando restrita a espaços pouco criativos de intensa e repetitiva rotina acaba por adoecer. Oferecer possibilidades de conexão com sua própria natureza interna e externa promove trocas que são restaurativas. Por isso, é fundamental nos permitir estar em ambientes de contato com a natureza, conhecer novas pessoas e lugares, se permitir o lazer”, contou Katia. O Grupo Asas de Anjo realiza suas atividades quinzenalmente na USF Parque dos Anjos, sempre nas segundas e quartas sextas-feira do mês.

Os grupos de saúde mental são promovidos pela Prefeitura de Gravataí, por meio da SMS, sendo realizados nas unidades de saúde, associações e entidades parceiras, com o objetivo de promover práticas de prevenção à saúde psíquica, os grupos acolhem famílias todos os meses em diversos bairros de Gravataí. Para participarem destes grupos, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que estes farão o encaminhamento.

Botão Voltar ao topo