Rio Grande do Sul

Guardas municipais de Esteio também atuarão como agentes de trânsito

Nesta sexta-feira (20), foi concluída a capacitação de Agentes da Autoridade de Trânsito realizada pelos servidores da Guarda Municipal de Esteio. Assim, eles estão mais próximos de poder atuar também na fiscalização do trânsito no município. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Ronie Coimbra.

Os aprovados aguardam a designação oficial, por Portaria do Executivo Municipal, para estarem habilitados a exercer a nova função e atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública. A adição da fiscalização do trânsito entre as atribuições da Guarda Municipal foi viabilizada com a entrada em vigor, no dia 13 de novembro deste ano, da Lei Municipal nº 7.316/2019.

Doze dias depois, 18 agentes iniciaram o curso de capacitação de Agente de Trânsito, ministrado por integrantes da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo. O treinamento, com carga horária de 200 horas, tem como objetivo capacitar os guardas sobre a legislação e as normas de trânsito. O conteúdo, regulamentado por portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), prevê módulos sobre legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização, ética e cidadania, psicologia aplicada, papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional. O curso para a outra turma de agentes está estimado para março do ano que vem.

Botão Voltar ao topo