DestaqueRio Grande do Sul

Caiçara é destaque na produção de banana

O município de Caiçara tem se tornado referência na produção de banana, em decorrência do aumento do número de famílias que estão investindo no cultivo da fruta. Até o momento, são dez famílias envolvidas com a cultura da banana, produzindo com 30 mil plantas aproximadamente 600 toneladas por ano. O município já conta com a certificação de rastreabilidade para a banana e a produção é comercializada diariamente para supermercados de seis municípios da região, três cooperativas, além de fornecer a fruta para escolas de 15 municípios.

O cultivo da banana em Caiçara vem sendo fomentado ao longo dos anos por entidades locais. A Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é uma das entidades que trabalha prestando Assistência Técnica junto às famílias produtoras, auxiliando desde o plantio até a comercialização da produção. Além da Emater/RS-Ascar, em Caiçara as famílias contam com o apoio da Prefeitura, Sicredi, Banco do Brasil, entre outras lideranças e entidades, que trabalham em prol do desenvolvimento das famílias que vivem no meio rural.

No mês de dezembro, a família Diedrich, uma entre as dez famílias de Caiçara que produzem banana, residente da Linha Boa Vista do Pardo, comemorou mais uma conquista com a aquisição de um pulverizador e um distribuidor de esterco sólido, que contribuirá para a melhoria da qualidade e aumento da produtividade da cultura da banana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo