SaúdeSerra Gaúcha

Gramado apresenta comitê de combate ao mosquito da dengue

A Secretaria da Saúde de Gramado realizou a primeira reunião do Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do mosquito Aedes aegypti na quarta-feira, 8, no auditório do Centro Municipal de Saúde.

Segundo a presidente do comitê, a coordenadora da Vigilância em Saúde, médica Veterinária Marina Toniolo, a iniciativa segue uma determinação contida em legislação estadual.

Publicidade

– O comitê é de extrema importância para enfrentarmos e contermos a proliferação do mosquito Aedes aegypti e planejarmos ações de controle e prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus com a participação da comunidade – disse.

COMPOSIÇÃO

Os componentes do comitê representam o Executivo e foram designados, no final de 2019, por meio de portaria do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT).

Composição: Acácio Wagner e Enaide Zimmer (Obras e Serviços Urbanos); Heleni Voltz e Jane Macedo (Educação); Marina Toniolo, Cristiano Ackermann e Ellen Pedroso (Saúde); Lucas Moreno Britto e Cristiane Steffens (Meio Ambiente); Geise Rafaela Watzlawick e Samantha Hoff (Cidadania e Assistência Social); Lia Masotti (Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil).

Publicidade

A reunião inaugural ainda serviu para deliberações sobre o regimento interno, calendário de reuniões e ampliação da participação com entidades não governamentais convidadas.

GRAMADO EM AÇÃO

Para intensificar as ações de controle do Aedes aegypti, os departamentos de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica da Secretaria da Saúde realizam, do dia 13 ao dia 18, o primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 – prática que favorece o direcionamento das ações para as áreas apontadas como críticas.

No período, Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde visitarão os imóveis selecionados.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar