Osório aumenta número de castrações gratuitas

Osório inaugurou em 2018, o Bloco Cirúrgico do Departamento Especial de Proteção Animal de Osório – DEPA, junto ao Canil Municipal, na Estrada Municipal José Oliveira Ouriques, localidade de Capão da Areia – Estrada da Lagoa do Horário. O investimento do Poder Público de Osório, na época, a partir de uma decisão do prefeito Eduardo Abrahão, juntamente com o secretário de Saúde Emerson Magni, foi de R$ 63.460,78 na construção e R$ 32.749,99, na aquisição de equipamento. No local, são realizadas cirurgias – castração de cães e gatos.
Desde a data, foram realizadas 1300 cirurgias, com a meta de diminuir superpopulação de cães e gatos, o que se torna em um grande problema de saúde pública.

O prefeito e o secretário, preocupados com essa realidade, sempre buscam alternativas para os setor e somado ao apoio as ONGs, oficializou em dezembro de 2019, parceria com clínicas – que habilitaram-se e cumpriram as normas exigidas – que são a Clínica Veterinária São Vicente, situada na Rua Costa Gama e a Saúde Animal, localizada na rua 15 de Novembro. Ambas estão realizando castração de cães e gatos, sendo que em dezembro efetuaram 54 cirurgias.

O prefeito Abrahão salienta a importância dessa ação. “Através dessa parceria com as clínicas estamos atendendo mais pessoas que demonstram interesse em castrar os animais, o que significa, um gesto de amor e de responsabilidade, que objetiva controlar a população de animais domésticos. Entendemos que a proteção animal é uma questão de saúde pública e que os animais de estimação merecem todo o carinho e cuidados necessários. Para que a comunidade também tenha amparo, foram criadas políticas públicas como, por exemplo, o trabalho no DEPA”.

Segundo Fábio Ferreira, veterinário do Canil, as pessoas que possuem cães e gatos, especialmente sem raça definida (vira-latas), devem ir até a Praça Conceição, em frente a Catedral, aos sábados à tarde, na Feira de Adoção de Animais e informar o interesse de castrar seu animal. A partir dessa informação há um cadastro e o encaminhamento necessário.

A realização de cirurgias e castrações de forma gratuita, tanto no Canil como nas duas clínicas, ocorrem com controle da Prefeitura de Osório/Jogue Limpo/Secretaria da Saúde.

Sair da versão mobile