Rio Grande do Sul

Passo Fundo encaminha pessoas em situação de rua aos serviços públicos

Com atuação permanente, equipe de abordagem social busca a inserção nos serviços disponíveis

A abordagem social é um dos serviços prestados pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, que tem o papel de mapear pessoas em situação de rua, conversar, identificar e fazer a oferta dos serviços da rede. Na última semana, três pessoas foram encaminhadas para internação e sete para outros municípios com recurso de passagem, todas situações a pedido das próprias pessoas.

Desde o início de 2020, outras 12 pessoas foram encaminhadas para internação. Segundo a secretária adjunta da secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Elenir Chapuis, “o trabalho da secretaria é contínuo e busca a reinserção do indivíduo na sociedade. Temos muita resistência, mas o importante é manter esse vínculo da abordagem com as pessoas em situação de rua”, destaca. Outro ponto é que Passo Fundo conta com muitas pessoas em situação de rua que estão de passagem e não são naturais do município.

São três os serviços oferecidos pelo município: abordagem social, Centro Pop e Casa de Passagem. Tudo começa pela busca ativa da abordagem, que tem o objetivo de fazer com que as pessoas acessem esses outros dois serviços e, após, os encaminhamentos para outras áreas como saúde (99% das pessoas em situação de rua são dependentes de álcool e drogas), além do trabalho realizado para reconstruir o retorno familiar ou vínculos.

Os serviços

– Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá
Oferece vagas para pessoas em situação de rua ou que estejam de passagem por Passo Fundo e não tenham lugar para ficar. O espaço, que conta com uma equipe profissional e multidisciplinar, é referência para o abrigo dessas pessoas.

– Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP
Atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social de reintegração em sociedade.

– Abordagem Social
É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. O serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Contato
Caso você conheça alguém em situação de rua, faça contato com o setor de Abordagem Social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social pelo fone (54) 9 9193-9597, disponível 24 horas.

Botão Voltar ao topo