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Veículos elétricos: invista certo nos equipamentos necessários para recarga

Infraestrutura para veículos elétricos: por que ter e o que é necessário saber para investir na tecnologia

Os veículos elétricos são a bola da vez quando o assunto é mobilidade. Aqui no Brasil, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), até outubro de 2019, foram vendidos 7,43 mil modelos com a tecnologia, número maior que em todo o ano de 2018, que foi de 3,97 mil. Ou seja, trata-se de um nicho com alto potencial de crescimento e oportunidades, podendo dizer, sem dúvida, que os veículos elétricos serão maioria nas ruas em um futuro próximo, não só pelo avanço tecnológico, mas porque são fundamentais na mudança necessária para diminuir o impacto ambiental no planeta.

Por isso, torna-se imprescindível que a infraestrutura também acompanhe esse movimento, muitas vezes até se “adiantando” ao aumento da frota de veículos. Segundo Raphael Pintão, sócio-diretor da NeoCharge, empresa pioneira em infraestrutura para veículos elétricos, depois de casa, os principais pontos de recarga são o trabalho, centros comerciais e supermercados, já que se passa algumas ou várias horas do dia nesses locais e é sempre conveniente contar com uma carga adicional nas baterias. “Disponibilizar carregadores aos clientes, parceiros e colaboradores é uma oportunidade que as empresas, que pensam no futuro, têm de engajá-los em prol de iniciativas que visam a economia de recursos naturais”, diz Pintão.

A empresa que ele dirige atende, além dos proprietários de veículos elétricos que desejam ter um carregador em casa, construtoras que se preocupam com a questão desde o projeto, condomínios que desejam acrescentar a tecnologia para atender melhor os moradores, escritórios, coworkings e empresas que querem oferecer essa facilidade aos colaboradores, além de estacionamentos, redes de franquias, shopping centers, supermercados e afins, que buscam um diferencial para atrair os clientes, que podem carregar os veículos enquanto utilizam os serviços.

O que preciso saber para investir em infraestrutura para VE no meu estabelecimento? Confira abaixo alguns pontos importantes:

Tipos de estação de recarga

Existem diferentes tipos de carregador com potência e aplicações específicas. Veja abaixo alguns dos mais comuns.

1- Residencial – direto na tomada – 2.3W.CA – Portátil – R$2.500,00
2- Residencial Wallbox – 3-22kW. CA – (ideal para uso doméstico) – R$7.000,00
3- Comercial – Toten – 3-22kW. CA (ideal para ambiente de trabalho, conveniências, restaurantes, mercados, etc.) – R$20.000
4- Carga Rápida – Fast Charger – 50-100kW. CC (ideal para estações públicas e estradas) – R$150.000,00

Há também normas e padrões em alguns países, que determinam o nível de proteção e a velocidade de carga. Veja abaixo os padrões europeus definidos na IEC 62196:

Modo 1: Carregamento do carro direto na tomada residencial (proibido nos EUA)
Modo 2: Carregamento direto na tomada através de dispositivo de carga. O dispositivo faz a comunicação e o monitoramento da carga
Modo 3: O carregamento é feito através de uma estação de recarga que incorpora a comunicação e o monitoramento da carga. A estação é alimentada pelo quadro de energia e não pela tomada.
Modo 4: Carga rápida direto em Corrente Contínua (CC). A estação de recarga faz a comunicação e o monitoramento da carga e possui um cabo dedicado com padrão específico de conexão CC com o veículo.

Tempo de carga

O tempo da carga depende basicamente de três fatores: a capacidade total da bateria, o estado de carga inicial e a velocidade de carregamento. A velocidade de carregamento, por sua vez, depende da estação de recarga e do veículo, prevalecendo a menor velocidade entre as duas.

A tabela abaixo mostra alguns parâmetros de carregamento em função da potência da estação de recarga:

2,3kW 7,4kW 22,1kW 43kW
Potência de Carga Modo 2 Modo 3 Modo 3 Modo 4
Tomada comum Monofásico Trifásico Corrente Contínua
Velocidade de Carga
(Km de autonomia adicionados em 1h de carga)
10 25 80 250
Exemplo para recarga de um veículo com bateria de 24kWh com autonomia de 160 Km
Tempo necessário para recarga completa 12h 5h 1h30min 30min
% de carga atingido em 30min 4% 10% 34% 100%

Atualmente, existem também carregadores ultrarrápidos de 100, 120 e até 350kW de potência, que podem carregar um veículo em poucos minutos.

Tipos de conectores para recarga de veículos elétricos:

Atualmente, a Tesla e, principalmente, os fabricantes Japoneses e os Alemães utilizam diferentes padrões de conectores e protocolos de comunicação para o carregamento de seus veículos elétricos.

Os fabricantes cujo padrão tiver supremacia sobre os demais terá uma grande vantagem competitiva ao estabelecer uma rede de recarga, mais extensa e atrativa para os consumidores.

Veja abaixo os padrões mais utilizados atualmente:

Energia solar: Pode ficar ainda mais sustentável e vantajoso

Segundo Pintão, uma outra possibilidade para quem possui um veículo elétrico é se tornar independente e produzir a própria energia. Para isso, basta instalar painéis solares e gerar energia limpa, renovável e, na maioria dos casos, mais barata que a energia da rede pública. “Os carros elétricos, sozinhos, já emitem menos CO2 que um carro a combustão, mesmo se consideradas as emissões das usinas que produzem a energia consumida”, explica o sócio-diretor da NeoCharge. “Além disso, eles contribuem para reduzir a concentração das emissões nas grandes cidades. Quando associados à geração de energia solar as emissões podem chegar muito próximo de zero, potencializando seus benefícios”, acrescenta.

Além da questão ambiental, a geração distribuída através de painéis fotovoltaicos é financeiramente atrativa e promove a independência energética, já que se passa a gerar toda energia consumida pelo veículo.

Fazendo as contas: quantos painéis solares são necessários para abastecer um veículo elétrico?

A resposta depende do regime de uso do veículo, da radiação solar no local e da eficiência dos painéis. A tabela abaixo mostra três exemplos que ajudam a esclarecer melhor essa matemática:

Local Km rodados por dia (km) Energia diária necessária (kWh/dia)* Geração diária de um Painel Solar 330Wp (kWh/dia)** Quantidade de painéis FV necessários
São Paulo 40 6,00 1,18 5,1
Belo Horizonte 30 4,50 1,36 3,3
Fortaleza 25 3,75 1,54 2,4

* Considerando um consumo médio de 15kWh a cada 100km rodados.
** Rendimento solar médio anual de 1.300, 1.500 e 1.700 kWh/kWp para São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza respectivamente.

“Em outras palavras, com algo entre dois e cinco painéis solares é possível fornecer toda a energia consumida por um veículo elétrico ao longo de sua vida. Lembrando que os painéis duram 30 ou 40 anos, então é possível trocar de carro muitas vezes e continuar usando a mesma fonte de energia”, explica Pintão.

Soluções no mercado

No mercado, há empresas que comercializam os carregadores e acessórios; projetam, instalam e fazem os serviços de manutenção. Há também as que oferecem serviços de gestão e operação dos pontos, a exemplo das soluções de pagamentos para o eletroposto. No Caso da Neocharge, além de todas essas soluções, a empresa também oferece modelos de negócio e cooperação em mobilidade urbana para os que querem tirar um projeto do papel e também cursos para quem deseja se profissionalizar na área.

Sobre a NeoCharge
A NeoCharge nasceu em 2016 como sendo o braço da NeoSolar, empresa fundada em 2010, líder de mercado em energia solar fotovoltaica.
A empresa paulista atua com espírito empreendedor e o desenvolvimento de negócios que impactam positivamente a vida de todos, estendendo a missão de promover a mobilidade elétrica no Brasil.
A NeoCharge oferece soluções em infraestrutura de recarga para veículos elétricos através de distribuição de equipamentos, cursos, serviços técnicos e operação compartilhada de estações de recarga e eletropostos.

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