NotíciasRio Grande do Sul

Orientação alimentar nas UBS em São Leopoldo

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) de São Leopoldo, através da Diretoria de Nutrição está dedicando os meses de janeiro e fevereiro para visitar as Unidades Básicas de Saúde e divulgar e alertar sobre a segurança alimentar com o tema “Geladeira”. Um assunto que pode parecer simples, porém, depois das compras do supermercado, não basta apenas colocar os alimentos dentro da geladeira. A boa conservação deles consiste é fundamental.

UBS Scharlau
Na manhã de quarta-feira (22) foi a vez da UBS Scharlau conhecer um pouco mais sobre o assunto. Enquanto os pacientes esperavam o atendimento as estagiárias Jennifer Ianca e Bianca Lopes Batista explicavam sobre o armazenamento e conservação correta dos alimentos na geladeira.

Para isso, montaram uma mesa com os alimentos consumidos no dia a dia e levaram uma mini geladeira para instruir as pessoas que aguardavam. “Além de limpar a geladeira regularmente, guardar os alimentos corretamente também é uma maneira de segurança. Cada parte da geladeira é ideal para um tipo de alimento. Evitar guardar comidas dentro da panelas e colocar na geladeira, o ideal é colocar dentro de um potinho. Alimentos que compramos destapados, na hora de guardar, é sempre bom colocar em um pote para que ele não acabe ficando contaminado. Às vezes comemos algo e depois acabamos passando mal, nem sempre é por conta do alimento me si mas sim dos cuidados na hora de conservar”, disse Bianca.

Alimentos na geladeira
Cada parte da geladeira possui uma temperatura diferente e, muitas vezes, guarda-se os alimentos de maneira aleatória, sem aproveitar os espaços ideais para manter o frescor e a durabilidade dos alimentos. Foi o que ressaltou a estagiária Jennifer. “Muitas vezes, colocamos os ovos aqui na porta, mas as geladeiras mais novas, por exemplo, já não tem mais esse compartimento, o ideal seria colocar dentro da geladeira até porque na porta existe aquele movimento de ficar abrindo e fechando, o que muda a temperatura e pode fazer com que o ovo rache. Então recomendamos que seja colocado na primeira prateleira”, disse.

As temperaturas elevadas fazem com que os alimentos estraguem mais rápido e, também, com que tenha mais proliferação de bactérias. Cuidados ao comprar frutas e verduras, sempre lavar e armazenar dentro de sacos plásticos, fazendo a higienização correta pode evitar problemas intestinais, principalmente em crianças, que estão mais suscetíveis a isso.

Como organizar:
1. Carnes: se forem consumidas logo, devem ser armazenadas na prateleira de baixo. Se não, coloque-as no freezer, bem embaladas.
2. Ovos: devem ficar na prateleira de cima. Os novos modelos de geladeira não têm mais a prateleira de ovos na porta, pois eles podem sofrer mudanças de temperatura.
3. Sobras de comida: devem ser bem fechadas em potes de vidro ou plástico e armazenadas na prateleira de cima.
4. Queijos: sempre bem embalados, os queijos e outros frios devem ficar na gaveta própria.
5. Frutas: devem ser higienizadas e conservadas em sacos plásticos para não ressecarem e nas prateleiras de baixo.
6. Verduras e legumes: também devem ser higienizadas e embaladas em sacos plásticos. Coloque-os nas gavetas inferiores.
7. Na porta: leite, suco e outras bebidas que já foram abertas, molhos, conservas e potes de geleia devem ser colocados na porta. Feche bem as embalagens para que, ao abrir ou fechar a geladeira, os líquidos não caiam.
8. No freezer: é ideal para armazenar uma grande quantidade de alimentos ou produtos que precisam de uma temperatura mais baixa, como sorvete, empanados e hambúrgueres.

Botão Voltar ao topo