NotíciasRio Grande do Sul

Prefeito de Caxias nomeia mais nove secretários municipais

Integrantes do primeiro escalão da administração tomaram posse nesta quarta-feira

O Prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, empossou na tarde desta quarta-feira (22/01) mais nove integrantes do primeiro escalão do governo. Prestigiaram a solenidade, no Salão Nobre, o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Daneluz e demais vereadores, vice-presidentes da CIC, Jaime Andrezza e Maristela Chiappin, representante da CDL Caxias, Vitor de Carvalho, do Mobi Caxias, Carlos Zignani, a presidente do Sindiserv, Silvana Pirolli, demais secretários municipais, subprefeitos, familiares dos empossados e profissionais da imprensa.

Foram nomeados os seguintes secretários: Paulo Périco, secretário da Cultura; Enio Martins, no Turismo; Grégora Fortuna dos Passos como Chefe de Gabinete e secretária de Governo; João Uez, à frente da Secretaria do Urbanismo; Paulo Dahmer, titular das Secretarias da Receita e Gestão e Finanças; Gilnei Garcia Lafuente, secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego; Jorge Olavo Hahn Castro, na Saúde; Sérgio Augustin, como Procurador-Geral do Município e Flávio Alexandre de Carvalho, como presidente do IPAM.

O Vice-prefeito e secretário do Planejamento, Édio Elói Frizzo falou do intenso trabalho nestes primeiros dias de administração. “Estamos se desdobrando para atender as demandas reprimidas. O tempo é curto, por isso que todos vão se somar a este trabalho. Sejam bem-vindos!”.

O Prefeito Cassina novamente agradeceu a todos que aceitaram o convite para fazer parte do governo. Deixou claro a liberdade que todos tem para criar. “Todo dia me surpreendo positivamente com os que nos ajudaram até aqui e os que estão chegando. Aproveito para agradecer aos secretários interinos, a equipe de transição. Aqui é permitido criar, explorar seu potencial, sua capacidade que cada um tem em seu segmento. Todos tem liberdade de pensamento e de ação e com diálogo e confiança vamos deixar o caminho bem pavimentado para o nosso sucessor lá no final do ano, seja quem for”, disse.

Completam o Secretariado Municipal o Vice-prefeito Édio Elói Frizzo como secretário do Planejamento; Valmir Susin como titular da Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Valéria Wormann, secretária de Recursos Humanos e Logística; Flávia Vergani, secretária da Educação; Hernest Larrat dos Santos (Junior), secretário da Segurança Pública e Proteção Social; Gabriel Citton como titular da Secretaria de Esporte e Lazer; Carlos Giovani Fontana, secretário da Habitação; Nério Jorge Susin, secretário do Meio Ambiente; Alfonso Willenbring Júnior, secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Marlês Stella Sebben, presidente da FAS; Idair Moschen; diretor-presidente do Samae; Nestor Basso como presidente da Codeca; e Dagoberto Machado dos Santos, coordenador do Procon. E ainda, Gilberto Meletti como secretário de Obras e Serviços Públicos.

Um breve currículo de cada secretário empossado:

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA CULTURA, PAULO FERNANDO PÉRICO

Secretário da Cultura, Paulo Périco

Professor de História e Estudos Sociais, advogado, com mestrado em Administração e Negócios pela PUCRS. Tem especialização na Universidade de Pádova. Foi Diretor de Cultura da CIC e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Caxias do Sul. É Professor da UCS no Curso de Administração. Vereador do MDB e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DO TURISMO, ENIO MARTINS

Secretário do Turismo, Enio Martins

Graduado em Turismo pela PUCRS. Trabalhou em cia aérea, agência de viagens, hotelaria, receptivo em Sala VIP no Aeroporto Salgado Filho e na elaboração e organização de eventos. Foi Assessor Técnico da Secretaria do Turismo de 2013 a 2016. Atuou também na Comissão Social da Festa da Uva de 2014, tendo trabalhado na diretoria de hospitalidade nas festas de 2012, 2014 e 2016. Realizou intercâmbio cultural na Europa, além de ter feito outras viagens na busca de experiências no setor turístico.

CHEFIA DE GABINETE E SECRETÁRIA DE GOVERNO, GRÉGORA FORTUNA DOS PASSOS

Chefe de Gabinete e Secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos

É advogada, formada pela Universidade de Caxias do Sul. Pós graduanda em Direito e Processo do Trabalho. Atuou na Secretaria Municipal da Habitação entre 2008 e 2012. Por 5 anos foi Assessora Jurídica da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara. Também na Câmara Municipal atuou em duas oportunidades, em 2015 e 2019, como Diretora Geral.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DO URBANISMO, JOÃO JOCEMAR UEZ PEZZI

Secretário do Urbanismo, João Uez Pezzi

Tem 26 anos. É graduado em Direito pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha. Iniciou como voluntário aos 11 anos. Com 16 começou a trabalhar no gabinete do então vereador Francisco Spiandorello. Estagiário na Secretaria Municipal do Urbanismo de 2009 a 2011. De 2013 a 2016 atuou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, assumindo a pasta por diversas vezes; se tornando o secretário mais jovem da história de Caxias com 22 anos. Foi presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e coordenador da Consulta Popular Micro Região Caxias do Sul – COREDE Serra 2015 e 2016. Foi membro do Conselho Municipal da Juventude. Assessor da Bancada do PSDB de 2017 até 2019, atuando ainda com assistente na discussão do Plano Diretor Municipal.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA RECEITA E DE GESTÃO E FINANÇAS, PAULO DAHMER


Secretário da Receita e de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer

Advogado, pós-graduado em Direito Previdenciário e Direito do Processo Civil. Exerceu a função de Procurador Previdenciário do IPAM de 1997 a 2001. Participou dos governos Pepe Vargas, José Ivo Sartori e Alceu Barbosa Velho assumindo as secretarias da Fazenda, Geral, da Habitação, Planejamento, da Receita, do Desenvolvimento Econômico e a Chefia de Gabinete.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E EMPREGO, GILNEI GARCIA LAFUENTE

Secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Gilnei Garcia Lafuente

Especialista em Engenharia de Produção pela UFRGS. Possui especialização em Gestão de Pessoas e em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Mecânica pela UCS. É Consultor na Simple.s Consultoria. Tem experiência gerencial nas áreas de Competitividade, Sistemas de Gestão, Qualidade, Desenvolvimento de Processos e Manufatura Enxuta. Professor. Atua como voluntário no PGQP, no Observatório Social, no Mobi Caxias e, também, como Diretor na CIC e membro da Diretoria da SAE Brasil – Seção Regional Caxias do Sul.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAÚDE, DR. JORGE OLAVO HAHN CASTRO

Secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro

Médico, cirurgião pediátrico, formado pela Universidade de Santa Maria, com residência médica em clínica geral. Plantonista de 2005 a 2019 na UTI pediátrica do Hospital Virvi Ramos, onde foi diretor clínico até 2002. Desde 2012 é servidor de carreira, médico do Samu.

PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO, SÉRGIO AUGUSTIN

Procurador-Geral do Município, Sérgio Augustin

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Possui Mestrado e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Foi Assessor Jurídico da Casa Civil, Pretor, Juiz de Direito e Juiz Eleitoral. Foi professor e coordenador da Escola Superior da Magistratura – AJURIS aqui em Caxias. Professor universitário por mais de 22 anos. Fundador do Instituto Augustin de Responsabilidade Social, do Instituto de Estudos dos Direitos dos Animais e criou o Observatório dos Animais na UCS. É autor de diversos livros e artigos na Área do Direito. Recebeu o título de Cidadão Caxiense, pela Câmara dos Vereadores em 2017. É advogado, professor e pesquisador universitário.

PRESIDENTE DO IPAM, FLÁVIO ALEXANDRE DE CARVALHO


Presidente do IPAM, Flávio Alexandre de Carvalho

Servidor público municipal há 29 anos. Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul em 1999. Entre os anos 2000 e 2005, atuou em diversos setores do IPAM. Foi membro dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do IPAM/FAPS.

Botão Voltar ao topo