Rio Grande do Sul

Farroupilha promove limpeza no Alvorada e recolhe 50 toneladas de lixo

No último sábado, 25, a Prefeitura de Farroupilha, por meio de diversas Secretarias Municipais, Ecofar, voluntários e entidades parceiras realizaram a primeira força-tarefa do projeto Cidade Limpa. A ação de limpeza em pontos específicos se concentrou no bairro Alvorada e resultou no recolhimento de 53.650 quilos de diversos tipos de resíduos, como pneus, móveis, vidros, plásticos diversos, fraldas, madeiras, metais e materiais de construção.

Fotos: Rodrigo Martins

Além de prejudicar o meio ambiente, depositar lixo em locais inapropriados como terrenos baldios e às margens de ruas pode causar doenças e estimular a criação de animais peçonhentos. Isso foi constatado na atividade, onde foram encontrados ninhos de aranha e larvas de mosquito em recipientes com água parada. As amostras foram enviadas para análise para averiguar se são do Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Todos os materiais recolhidos na estrada que liga o bairro Alvorada a Capela São José e na Rua João Fabro Filho foram triados pela Ecofar e destinados para empresas especializadas no tratamento dos resíduos sólidos. Já o lixo doméstico foi enviado ao aterro sanitário. Nos locais foram colocadas placas de orientação e os mesmos serão constantemente monitorados para evitar novos depósitos de lixos.

PRÓXIMOS LOCAIS

Os próximos locais receberem a ação são: bairros Primeiro de Maio e Monte Verde, no dia 08 de fevereiro; bairro Cinquentenário no dia 29 de fevereiro; bairro São José no dia 07 de março e praças e parques no dia 21 de março.

É importante ressaltar que o projeto visa limpar pontos críticos que já possuem materiais descartados e que não estão no roteiro da coleta habitual. Por isso, os moradores NÃO devem aproveitar a ação para depositarem entulhos em frentes suas casas, pois não haverá o recolhimento.

SEJA VOLUNTÁRIO

Toda a comunidade está convidada a participar do projeto Cidade Limpa. Para ser voluntário, basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente 3261.6986.

 

Botão Voltar ao topo