Há seis anos moradores, pescadores, comerciantes e veranistas unem forças para uma grande ação de limpeza na Praia do Farol da Solidão, em Mostardas, litoral médio do Rio Grande do Sul.
O Praia Limpa, além de ter o foco na limpeza da praia, busca ainda ser um instrumento de conscientização socioambiental.
O projeto que conta a parceria da Prefeitura Municipal de Mostardas, este ano teve ainda a participação da equipe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe e o apoio institucional do Conselho Regional de Biologia 3ª Região (RS e SC).
A empresa Ecotrans disponibilizou dois containers para a coleta de resíduos inertes (entulhos, caliças, móveis inservíveis, dentre outros).
Para a bióloga Leonice Homem “Para nós, profissionais da bilogia, é de extrema importância que nosso conselho esteja presente e ativo apoiando ações como estas, cujo objetivo é o bem comum de toda sociedade. Da mesma forma, mostra que estamos no caminho certo. É papel do biólogo estar a frente de todas as iniciativas que promovam o respeito ao meio ambiente.”
Já o secretário do Meio Ambiente de Mostardas, biólogo e conselheiro do CRBio-03 enfatizou que quando diferentes instituições e pessoas unem esforços, todos colhem os resultados. “A cada ano é visível a redução do volume de lixo, demonstrando que a ação tem sido efetiva no seu propósito”.
Para o médico e veranista da praia Jean Fogaça “Estamos aqui plantando uma semente para que possamos deixar um mundo melhor para nossos filhos”.