DestaqueLitoralSaúde

Coronavírus põe a cidade portuária de Rio Grande em alerta

O Secretário Municípal da Saúde (SMS) de Rio Grande (RS), Maicon Lemos informa que, considerando a mudança no cenário nacional em relação ao novocoronavírus (nCoV), em que foram registrados três casos suspeitos no país, vai se reunir, nessa quarta-feira (29), a partir das 13h30min, na sede da Prefeitura Municipal, com ANVISA Federal, Vigilância em Saúde Municipal, Direção dos Hospitais Locais e Coordenação das Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde). O objetivo da reunião é para a atualização, em tempo, da estrutura e, também, a retomada imediata de protocolos técnicos adotados na última epidemia respiratória, ocorrida em 2009, no município.

Publicidade

Na noite desta terça-feira (28), o secretário divulgou o Boletim 002 sobre o Novo coronavírus (nCoV).
Confira abaixo:

BOLETIM INFORMATIVO Nº 002/2020

SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA SAÚDE – PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE – RS

O Secretário de Município da Saúde do Rio Grande RS, no uso de suas atribuições legais e fazendo cumprir a função de Autoridade Sanitária Máxima neste município informa a população em geral á cerca do NOVOCORONAVÍRUS(nCoV) :

Em 28 de Janeiro de 2020, o Ministério da Saúde reconhece 3 (três) casos suspeitos do Novo coronavírus no Brasil, conforme definição de caso suspeito registrado em Boletim Epidemiológico Vol.51, nº 01, de 16/01/2020, sendo um deles no Estado do Rio Grande do Sul, na grande Porto Alegre. O Brasil passa então neste momento á ser caracterizado em Estado de “Perigo Iminente”.

Nas últimas horas, o número de casos suspeitos aumentou em 60% em todo mundo.

Definição de caso suspeito Boletim Epidemiológico Vol. 51, nº 01, de 16/01/2020:

Identificação de indivíduo de qualquer idade – que a partir de 29 de dezembro de 2019. apresentar histórico de:

Febre alta (>38ºC); Tosse ou dificuldade de respirar; Uma ou mais das seguintes exposições durante os últimos 10 dias anteriores ao início dos sintomas:

Contato próximo (cuidou, morou ou teve contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corporais) com uma pessoa que seja suspeita ou provável caso de Pneumonia Indeterminada identificada na China;

Histórico de viagens para uma área com transmissão local recente de Pneumonia Indeterminada identificada na China;

Histórico de viagens para uma área com transmissão local recente de Pneumonia Indeterminada identificada na China.

O Ministério da Saúde promoverá, nas próximas horas, reunião estratégica com os Secretários de Estado da Saúde e representantes dos Secretários Municipais de Saúde, em Brasília-DF, para orientações e detalhes do Plano Estratégico de enfrentamento ao NOVO CORONAVÍRUS.

O Secretário de Município da Saúde, considerando a mudança no cenário nacional, ainda no dia 29/01/2020, reunir-se-á com ANVISA Federal, Vigilância em Saúde Municipal, Direção dos Hospitais Locais e Coordenação das Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde) para atualização em tempo da estrutura e também retomada imediata de protocolos técnicos adotados na última epidemia respiratória ocorrida em 2009 no município.

Quanto à Vigilância em Saúde junto ao Porto do Rio Grande, a Unidade da Anvisa Federal já vêm desde 23 de Janeiro intensificando a fiscalização e orientações quanto as entradas de embarcações provenientes do continente asiático.

MAICON DE BARROS LEMOS
Secretário de Município da Saúde
Rio Grande – RS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.