Rio Grande do Sul

Lajeado recebe recursos para digitalização do Arquivo Histórico Municipal

Facilitar e garantir o acesso a documentos do Acervo Histórico Municipal de Lajeado são os principais objetivos do projeto da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), “Salvaguarda do Patrimônio Documental Histórico de Lajeado”, que foi contemplado pelo edital de concurso FAC Educação Patrimonial do Governo do Estado. O edital selecionou projetos de Educação Patrimonial realizados por prefeituras. Neste projeto, parte dos documentos do Arquivo Histórico serão digitalizados e disponibilizados à população em meio digital. Na tarde desta terça-feira, 28/01, a equipe responsável pela execução da digitalização fez a retirada dos documentos do arquivo para iniciar o processo de digitalização.

A equipe responsável pela execução da digitalização fez a retirada dos documentos do arquivo para iniciar o processo de digitalização – Fotos: Pietra Darde

O projeto intitulado “Salvaguarda do Patrimônio Documental Histórico de Lajeado” concorreu na categoria intermediária, com fomento de R$ 50.000,00, e foi um dos 16 selecionados pelo edital elaborado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), por meio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró cultura RS, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio.

O projeto que será desenvolvido prevê a digitalização e a disponibilização de parte do acervo do Arquivo Histórico de forma virtual, com o objetivo de divulgar, facilitar o acesso a documentos e informações e garantir o direito dos cidadãos, pesquisadores acadêmicos e estudantes a memória histórica regional. Além disso, busca preservar os documentos originais das ações do tempo e de atos que possam danificá-los.

Para a digitalização, foram selecionados os documentos mais acessados e que necessitam, urgentemente, de digitalização para preservar sua integridade física. Deverão ser digitalizados 158 livros de códice (manuscritos) e documentos históricos, impressos de legislação Estadual e Federal, relatórios dos intendentes e prefeitos, códigos de postura do município e Leis Orgânicas, acondicionados em 25 caixas do arquivo, documentos avulsos, o acervo da mapoteca que compreende croquis, levantamento topográfico, plantas e mapa e mais aproximadamente 252 obras.

O processo será realizado pela equipe do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa do Museu de Ciências da Univates. De acordo com a supervisora do Centro, Patricia Schneider, cada documento será fotografado e posteriormente transformado em um arquivo de leitura PDF, para poder ser disponibilizado no site da prefeitura. Em caso de livros, o arquivo terá o mesmo formato do livro, respeitando a sequência das páginas. Patricia explica que também é preciso respeitar o código de identificação de cada documento, que deve ser o mesmo em toda documentação. “Os documentos originais precisam ser manuseados com cuidado para não causar nenhum dano, evitando-se dobrar, por exemplo. Alguns documentos têm mais de cem anos, estão frágeis, sendo necessário que sejam tratados com todo cuidado, respeitando-se seu tamanho e tipo de suporte. O uso de luvas e um ambiente limpo e climatizado são importantes para a realização do trabalho”, explicou Patricia.

Em razão da quantidade de documentação existente, não será realizada a digitalização de todo o acervo dentro do tempo máximo permitido pelo edital, que é de 9 meses. Para que o processo continue, serão realizadas ações educativas que consistem em oficinas de capacitação, que devem ser iniciadas em setembro, que serão voltadas a servidores municipais e integrantes de entidades culturais, artistas em geral, membros das associações de bairros, professores, estudantes de história e arquitetura e demais interessados. O objetivo é tornar essas pessoas agentes multiplicadores deste conhecimento nas suas comunidades.

O projeto é financiado com recursos do edital e com contrapartida do município, que investirá o valor de R$ 21.500,00.

Saiba mais sobre o Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico Municipal foi criado pelo Decreto 4.523 de 12 de janeiro de 1995. Desde 1996, o Arquivo localiza-se junto à Biblioteca Pública Municipal. O Arquivo possui em seu acervo documentação avulsa (requerimentos, ofícios, cartas e outros), acervo iconográfico (fotos avulsas e álbuns), mapoteca (croquis, plantas e mapas), impressos (legislação e relatórios – Federal, Estadual, Municipal), biblioteca especializada (alta especialização na área da história, matemática, religião, obras em língua alemã e outras), e Códices (livros manuscritos desde 1877), que compreende o período relativo ao final do século XIX até o século XX.

O manuseio desses materiais segue o protocolo de acesso a documentos históricos, como o uso de luvas, não sendo permitida a retirada de nenhum material existente. Ou seja, pessoas interessadas devem realizar pesquisas no local. Com a ação do tempo e a manipulação, esses documentos acabam deteriorando. O acesso físico a esse material expõe, ainda, o risco de atos que fogem ao controle dos servidores, como a supressão das páginas, por exemplo.

  • Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 411, Centro
  • Horário de atendimento: segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h
  • Telefone: (51) 3982-1087
Botão Voltar ao topo