Porto AlegreVariedades

Máscara EnCena comemora cinco anos trazendo diretor alemão para residência artística

Com trajetória de prêmios e estreia no Canadá, grupo promove oficinas e participa do Porto Verão Alegre com dois espetáculos

Quando partiram para a Europa em 2014 a fim de estudar diferentes estilos de máscara teatral, os integrantes do Máscara EnCena não imaginavam que apenas alguns anos depois estariam trazendo a Porto Alegre o diretor de teatro alemão Hajo Schüler, que lhes serviu de inspiração. O Máscara EnCena foi criado em 2015, e se especializou em máscaras expressivas inteiras, linguagem teatral que dispensa a fala. Em janeiro deste ano, o grupo apresenta no festival Porto Verão Alegre seus dois espetáculos: “Imobilhados” e “2068”, e, em fevereiro, realiza a quinta edição do Territórios da Máscara, residência de criação artística, e que será comandado por Schüler, cofundador da Cia Famillie Flöz, uma das companhias teatrais de maior destaque na Europa. Além dos integrantes do Máscara EnCena, compõem o grupo que fará parte da residência mais 14 pessoas, entre atores, professores de teatro e pesquisadores do assunto, oriundos de São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

“Vejo esses cinco anos como uma fase de muitas descobertas, desafios e realizações, que transitam entre vida profissional e afetiva. Fazer teatro com o Máscara EnCena representa um potente encontro entre artistas e amigos inspirados a cultivar a curiosidade pelo fantástico universo da máscara”, afirma Camila Vergara, que, ao lado de Alexandre Borin, Fábio Cuelli e Mariana Rosa dá vida ao grupo.

Turnês e prêmios

Na trajetória percorrida nestes cinco anos, o grupo acumula turnês bem-sucedidas de “Imobilhados” pelo interior do Rio Grande do Sul e São Paulo, além de ter estreado a peça internacionalmente no Festival Masq’Alors, no Canadá, em 2019. Entre os prêmios recebidos pelo espetáculo estão o Açorianos 2017 nas categorias Melhor Direção para Liane Venturella, Produção e Cenografia; o Braskem 2017, categoria Direção, e o CENYM de Teatro Nacional 2018, para Execução de Som e Cenografia. Já a peça “2068”, que estreou em 2019, foi indicada para o Açorianos deste ano em 6 categorias (Espetáculo, Figurino, Iluminação, Trilha Sonora, Produção e Elenco).

V Edição do Territórios da Máscara

Fundamental para o trabalho de pesquisa e raiz dos dois espetáculos do grupo, o Territórios da Máscara promove uma imersão artística e pedagógica em diferentes linhas de atuação com a máscara. Realizado ao longo de 8 dias no município de Morro Reuter, o Territórios sempre foi comandado por grandes nomes do teatro, como o italiano Adriano Iurissevich, especialista em Commedia Dell’Arte; Tiche Viana, diretora do Barracão Teatro, de Campinas, e as gaúchas Daniela Carmona e Liane Venturella. Para a edição de 2020, o Máscara EnCena traz o alemão Hajo Schüler, cofundador da Cia Familie Flöz, onde faz as funções de diretor artístico, ator, escritor, criador de máscaras e diretor de peças aclamadas internacionalmente, como DOIS% happy hour, Hotel Paradiso, Garage D’Or e Haydi!. Em 2018, dirigiu o grande sucesso Dr Nest, apresentado na temporada 2019/20 na Alemanha, França, Itália, Hungria, Finlândia, Espanha e Suíça.

“Foi através do trabalho de Hajo Schüler que tivemos o primeiro contato com as máscaras inteiras expressivas de feições humanas, e que passaram a ser o principal objeto de pesquisa do grupo. Com o aprofundamento da técnica, buscamos o desenvolvimento de uma linguagem autoral e a criação de uma identidade artística. Por esta razão, a vinda do artista para esta edição do Territórios é tão significativa”, afirma Camila Vergara.

Oficinas

Entre janeiro e fevereiro, o grupo também promove duas edições da Oficina Corpo-Máscara, que desenvolverão os processos de criação de máscaras expressivas e os princípios técnicos e expressivos do corpo e partir do uso da máscara. Os eventos acontecem em Porto Alegre, e as inscrições podem ser feitas através do site www.mascaraencena.com.br.

Espetáculos no Porto Verão Alegre

Como parte da programação da edição 2020 do festival Porto Verão Alegre, o grupo coloca em cartaz os espetáculos “Imobilhados” e “2068”. “Imobilhados”, que já fez diversas temporadas em teatros da Capital, conta os dilemas, a intimidade e os desafios de convivência entre moradores de um prédio de apartamentos. A produção convida o espectador a testemunhar fragmentos da vida dos moradores, e os atores revelam em cena as particularidades de nove personagens, expondo seus segredos, anseios e fragilidades. Já “2068”, que estreou no ano passado, retrata a resiliência humana, mostrando diferentes pessoas confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança.

Hajo Schüler

Hajo Schüler

O ator e diretor Hajo Schüler é cofundador da Cia Familie Flöz, onde é diretor artístico, ator, escritor e criador de máscaras. Já colaborou como diretor artístico em diversos teatros, como Teatro dell’ Opera di Roma, Theater und Philharmonie Essen, Deutsches Schauspielhaus Hamburg, Burgtheater Wien, Schillertheater NRW, Opera de Frankfurte Centro Cultural Recoleta Buenos Aires. Recentemente, criou máscaras e realizou a direção artística de “Himmelerde”, uma coprodução com a Musicbanda Franui e a Staatsoper Berlin, encenando canções de Schubert, Schumann, Mahler e outros. Até hoje, essas produções fizeram aparições em 35 países e receberam inúmeros prêmios internacionais. De 2005 a 2010, Hajo Schüler foi professor permanente de movimento, máscara e atuação no curso de estudos de teatro da Universidade de Artes de Berlim. Desde 2011 palestra sobre máscara na Schauspielschule Stuttgart, também lecionou na Escola Internacional de Artes Cênicas de Londres, Universidade Carlos III de Madri, Accademia dei Filodrammatici Milano, Universidade Folkwang das Artes de Essen. Atualmente desenvolve uma pesquisa artística a partir da comunhão entre o jogo do ator com as máscaras e a exploração de sonoridades para a cena.

Oficina de construção de máscaras expressivas

  • Desenvolvimento de criação de uma máscara expressiva a partir de estudos da anatomia do rosto humano.
  • Datas: 27 de janeiro a 02 de fevereiro
  • Horário: 9h às 13h
  • Local: Bertoldo Cultural – Rua Garibaldi, 853 – Independência
  • Inscrições: www.mascaraencena.com

Oficina Corpo-Máscara

  • Compartilhamento dos princípios técnicos e expressivos do corpo a partir do uso da máscara expressiva, presentes no trabalho do grupo.
  • Data: 3 a 7 de fevereiro
  • Horário: 9h às 13
  • Local: Bertoldo Cultural – Rua Garibaldi, 853 – Independência
  • Inscrições: www.mascaraencena.com

“Imobilhados” no Porto Verão Alegre
Na Sala Álvaro Moreyra, nos dias 28/01, 29/01 e 30/01, às 20h

“2068” no Porto Verão Alegre
No Instituto Ling, nos dias 24/01, às 20h, e 25/01, às 18h

Botão Voltar ao topo