NotíciasRio Grande do Sul

Parceria entre Alemanha e Pelotas é discutida por cônsul e prefeita

Bilinguismo e mercado de trabalho na Alemanha estiveram na pauta

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu o Cônsul Geral da Alemanha, Thomas Schmitt, em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (29). Na pauta, o estímulo à relação de seu país com Pelotas e o ensino da língua alemã.

Schmitt falou sobre o diferencial competitivo, no mercado de trabalho, de quem fala uma língua como o alemão. Para ele o inglês é necessário, mas não é um diferencial. O cônsul avalia que os pais são os responsáveis pela escolha do idioma que os filhos aprenderão e isso é feito, basicamente, por duas razões – ancestralidade ou visão de futuro. Ele explica que estudar na Alemanha é gratuito e as leis estão sendo alteradas para receber mais estrangeiros, pois precisam de mão de obra qualificada.

A prefeita falou sobre o último concurso que abriu uma vaga para um professor de língua alemã que deve atuar em um projeto-piloto extraclasse, que atenderá grupos de alunos em um espaço em que alunos de diversas escolas possam participar. Ele começará pelo Centro, mas pode se estender para cada bairro, no turno inverso da escola. Os detalhes ainda estão sendo avaliados, mas poderiam ser três encontros semanais, de duas horas-aulas em cada, para que as crianças, realmente, vivam a língua.

Para o cônsul, as doses “homeopáticas” dos cursos de línguas oferecidos no Brasil não são suficientes para a fluência. Ele ofereceu a assessoria do Instituto Goethe para a elaboração pedagógica do curso e material. Paula disse que quando o projeto estiver mais avançado procurará a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que forma os professores de alemão, e o Instituto. Ela afirmou que trabalhará pela parceria que pode abrir novas perspectivas para os profissionais da região.

Os dois trocaram livros. O cônsul levou um livro de fotos e um catálogo sobre o potencial turístico de Pelotas, e Paula recebeu um sobre a Alemanha.

Botão Voltar ao topo