A 7ª Maratona do Vinho, além de uma competição esportiva, é um evento que coroa a temporada da colheita da uva, principal produto para a elaboração de vinhos e espumantes. No percurso oficial de 42 Km, a Maratona contemplará os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, no dia 9 de fevereiro.
Durante a atividade, os participantes percorrerão o Vale dos Vinhedos e a Estrada do Sabor, aliando o mundo do vinho, do turismo e da gastronomia com o do esporte. A prova envolve maratonistas de alto rendimento, atletas amadores, representantes de academias, clubes, associações, grupos de amigos e familiares que estão em busca de harmonia e saúde, formando assim uma grande integração onde o palco desse evento está inserido entre vales, parreirais, vinícolas, belas paisagens rurais e o agradável aroma das uvas.
Na Fórmula 1, a área de reabastecimento é nos Pit Stops, já na Maratona do Vinho, a área de reabastecimento é nos “Vino Stops” – momentos de revezamento e descontração regados a uva, suco, vinho, pão, queijo, salame, além de músicas e assistindo danças típicas da região.
Para a premiação dos atletas e das equipes, a competição apresenta outra particularidade: todos os atletas receberão a medalha de participação, e os cinco primeiros receberão troféus e uma porcentagem do seu peso corporal em vinho. Os três atletas ou equipes mais bem caracterizados, com o tema Uva e Vinho, receberão cestas com produtos coloniais.
Dotado de substâncias antioxidantes, o vinho é capaz de auxiliar na recuperação pós-prova. Os benefícios da bebida para a saúde estão relacionados com os polifenóis presentes nas sementes e na casca das uvas. O consumo moderado de vinho está associado ao bem-estar e à longevidade.
Detalhes sobre a competição e demais informações podem ser encontradas no site www.maratonadovinho.com.br. A organização da Maratona do Vinho é da Lavandosky Promoções, e a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, apoia o evento.