Porto Alegre

Teatro de Playback tem nova oficina na Casa de Cultura

As práticas do Teatro de Playback, conjunto de técnicas empregadas em contextos artísticos, educacionais, terapêuticos, de mudança social, e de autoconhecimento, voltam a ser compartilhadas em oficina que acontece na Casa de Cultura Mario Quintana, de 3 a 7 de fevereiro. Trata-se de uma forma de teatro de improviso, criada nos Estados Unidos, em 1975, na qual membros de uma plateia ou de um grupo contam histórias pessoais e as veem recriadas por atores e músicos.

A ministrante é a psicóloga Camila Canani, especialista em Sociopsicodrama, que há cinco anos trabalha com teatro espontâneo e improvisação aplicada. “O Playback busca dar voz a diferentes vivências em forma de arte, proporcionando o diálogo e a conexão entre as pessoas por meio da criação de um ambiente seguro e sem julgamentos para que suas histórias sejam compartilhadas”, explica ela. Camila comenta ainda que, unindo as esferas da arte, ritual e interação social, o Teatro Playback recupera a memória individual e coletiva por meio do teatro e do ritual comunitário da narração, construindo uma comunidade de ouvintes ativos, encorajando reflexões e possibilitando transformações.

Durante os cinco dias da oficina intensiva, serão abordados o panorama histórico e os contextos de atuação do Teatro Playback, as técnicas básicas e exercícios que estimulam a desinibição e a expressão necessárias à prática. Os participantes também terão oportunidade de explorar suas próprias histórias, aprender com as dos outros e desenvolver sua criatividade e espontaneidade.

Oficina de Teatro Playback
Quando: dias 3, 4, 5, 6, 7 de fevereiro (segunda a sexta-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Onde: Sala Hermes Mancilha | 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre)
Investimento: R$ 80, com possibilidade de bolsa integral ou parcial conforme a renda. Inscrições e solicitações de bolsa: teatroplayback.poa@gmail.com ou whatsapp (51) 992439203

Botão Voltar ao topo