A primeira blitz de combate a maus-tratos em animais do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) de 2020 ocorreu nesta terça (4) e quarta-feira (5). Foram vistoriadas as regiões do Centro, Simões Lopes, avenida Dom Pedro I, Recanto de Portugal, Dunas, avenida Salgado Filho, avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, Bom Jesus e Areal fundos.
“A Prefeitura, por meio do Comupa, está percorrendo os bairros da cidade fiscalizando charretes irregulares e animais em situação de maus-tratos. Procuramos fazer um planejamento em que todos os bairros sejam atendidos”, explica o presidente do Comupa, Henrique Fetter.
No primeiro dia foram abordadas seis charretes. Destas, um condutor possuía cadastro da carteira de identificação da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT); quatro receberam a carteira na hora; o condutor da sexta charrete foi orientado a comparecer na STT para regularizar sua situação.
No segundo dia, de um total de 16 veículos de tração animal que passaram pela blitz, 7 foram emplacados no local, 4 já possuíam placa, e outros 5 foram orientados a resolver a situação na STT. Um condutor menor de idade foi parado, e a charrete foi liberada após ser passada a direção para um adulto.
Participaram da ação agentes de Trânsito e integrantes da Guarda Municipal, Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde (SMS) e do Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).