Rio Grande do Sul

Operadora CVC estuda novo roteiro turístico entre RS, Argentina e Paraguai

Na terça-feira (04), uma equipe da operadora de turismo CVC cumpriu uma visita técnica nos municípios que integram os consórcios Rota Das Terras Encantadas e Associação dos Municípios das Missões. O objetivo foi avaliar a possibilidade da criação de um novo roteiro turístico que integra o interior do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai.

No Rio Grande do Sul o itinerário iniciou nos principais pontos turísticos de Victor Graeff, Tapera, Selbach e Quinze de Novembro. Em Cruz Alta, a equipe visitou a Casa Museu Erico Verissimo, passou pelo prédio histórico da Prefeitura Municipal, monumento à Nossa Senhora de Fátima e finalizou prestigiando uma mostra de teatro com os personagens de “O Tempo e o Vento”, em frente à estátua do autor. Até sexta-feira (07) a equipe deve finalizar sua passagem pela região das Missões, Argentina e Paraguai.

Após o período de avaliação, o roteiro entra na fase de ajustes para posterior aprovação. Sendo aprovado, tão logo passará a ser divulgado e comercializado. A expectativa é que em torno de 400 turistas passem pela região a cada mês, aumentando significativamente o fluxo econômico destas cidades.

O prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos enfatiza sobre como o contexto histórico que permeou a fundação de Cruz Alta – as companhias jesuíticas, o tropeirismo e a diversidade étnica – aliado à produção literária de Erico Verissimo, podem projetar o município a ser uma referência cultural nacional. “Estes aspectos são fatores que merecem destaque nas políticas públicas de turismo. Em decorrência do envolvimento do poder público com as questões regionais, atualmente temos apoio e credibilidade para buscar junto aos demais prefeitos do COMAJA o resgate identitário da região. Desta forma, o turismo promove o crescimento econômico não apenas da nossa cidade, mas de todo o Alto Jacuí”, complementa.

Conforme Laura Durigon Ajala, secretária de Cultura e Turismo que também esteve presente na visita técnica, Cruz Alta está a um passo de integrar o roteiro internacional. “Estamos há semanas construindo este roteiro junto aos parceiros da Rota das Terras Encantadas, Rota das Missões e COMAJA. A visita técnica que recebemos ontem foi um grande passo nesse processo – que está na reta final para sua concretização – e comprova o potencial turístico da nossa região. É a oportunidade dos municípios do interior mostrarem o seu valor e expor ao mundo a sua cultura, seus personagens históricos, acima de tudo, gerar emprego e renda”, afirma.

De acordo com a diretora do Consórcio Rota das Terras Encantadas Carolina Lopes, a visita técnica foi muito produtiva. “A avaliação dos técnicos na nossa região é muito satisfatória, o roteiro foi bem aceito. Em breve a região poderá integrar a gama de roteiros da operadora e agência de viagens CVC e assim se colocar como uma opção de turismo nacional e internacional”, salienta Carolina.

Nos próximos dias algumas novidades serão anunciadas nos canais de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Rota das Terras Encantadas e Associação dos Municípios das Missões.

Botão Voltar ao topo