Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Centro de Bem-Estar Animal atende milhares de animais em Canoas

Entre 2018 e 2019, número de atendimentos cresceu 63%

O Centro de Bem-Estar Animal de Canoas (CBEA), que se tornou referência para os municípios gaúchos após passar por uma reforma completa em sua estrutura, realizou 8530 atendimentos (3533 consultas, 1984 emergências e 3013 castrações), entre o período de maio de 2018 e dezembro de 2019. A diretora do CBEA, Mari Cancelli dos Santos, garante que o crescimento de mais de 63% no número de atendimentos, comparados os 3235 de 2018 com os 5295 de 2019, mostra o sucesso do trabalho que é prestado pelos profissionais do Centro de Bem-Estar Animal aos animais resgatados em decorrência de maus-tratos ou situação de vulnerabilidade.

Adoções todos os dias

Desde a reabertura, foram adotados 264 animais: 178 cães, 60 gatos e 26 equinos. A diretora do CBEA conta que o objetivo é atrair mais famílias para o espaço. Para isso, são realizadas Feiras de Adoções aos sábados, sempre das 10h às 16 horas. Para quem não pode comparecer aos finais de semana, o CBEA conta com um Programa de Adoção Permanente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas. “Estamos sempre de portas abertas. O nosso Centro de Bem-Estar conta com muitos animaizinhos que ainda estão disponíveis para adoção”, conta. Para formalizar a adoção, o tutor deve apresentar um documento de identidade e o comprovante de residência, além da assinatura do termo de posse.

Como o CBEA foi encontrado

O titular da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), Alex Szekir, lembra que a situação encontrada em janeiro de 2017 no Centro de Bem-Estar Animal era caótica. Faltavam medicamentos, havia poucos profissionais para atender a demanda, os canis estavam superlotados, grande parte dos animais não estava castrada, não havia protocolos de higienização, nem histórico e prontuário dos animais, faltavam equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários e havia uma infestação de ratazanas no local, o que ameaçava a saúde dos animais, funcionários e visitantes. “Nosso principal objetivo foi corrigir alguns rumos do CBEA, que é o símbolo da preocupação da administração pública com os animais. Para isso, sentamos com diferentes órgãos e entidades envolvidas a fim de acharmos uma solução para os problemas aqui encontrados. Hoje, estamos em uma nova fase, com o CBEA em pleno funcionamento”, destaca Szekir.

O que é o CBEA?

O Centro de Bem-Estar Animal é um espaço destinado ao atendimento e castração de animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda. O Centro não recolhe animais. Somente ingressam os animais que, em virtude de maus-tratos, sejam retirados dos tutores, os quais responderão criminalmente por seus atos. Os animais, após recuperados, são destinados à adoção. O CBEA não é um hospital veterinário; seus objetivos são o incentivo às adoções e à castração dos animais, com a finalidade de reduzir a população de animais de rua no município. O Centro de Bem-Estar Animal de Canoas fica na avenida Boqueirão, 1985, no bairro Igara. Para mais informações, entre em contato pelos fones: (51) 3427.1169 e (51) 3429.2924.

Botão Voltar ao topo