NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Novo Hamburgo faz vistoria em vans escolares

Itens como conservação de pneus e lataria do veículo bem como condições de espelhos e parte elétrica são alguns dos pontos observados na ação

A fim de garantir a segurança dos alunos das redes de ensino do município que são transportados por vans escolares, a Diretoria de Transportes, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), está realizando, de hoje a quarta-feira, 12 de fevereiro, a vistoria destes veículos cadastrados do município. São 69 vans que passarão por uma fiscalização e, ao final da vistoria, receberão um adesivo de autorização, colado no lado direito do para-brisa dianteiro. A ação ocorre pela manhã, das 9h30 às 11h, e à tarde, entre 14h e 17h.

A vistoria prevê a checagem de itens como a conservação dos pneus e da lataria do veículo, funcionamento da buzina, espelhos retrovisores laterais, dianteiro e traseiro, extintor de incêndio, lanternas, das luzes (de freio, ré e das setas), cintos de segurança, do tacógrafo, presença da pintura da faixa horizontal na cor amarela com 40 centímetros de largura em toda extensão do veículo com a identificação em preto ESCOLAR, entre outros.

Também é observado o cadastro do motorista, onde é exigido Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, curso específico de transporte escolar, atestado médico, atestado de folha-corrida e criminais. Além disso, é exigida apólice de seguro para o veículo e passageiros.

“A cada semestre nós realizamos essa fiscalização para identificar as condições de segurança e manutenção dos veículos que atuam no transporte escolar regularmente no município. Orientamos que os pais sempre verifiquem se a van que transporta seus filhos, possuem o selo de vistoria realizado pela Prefeitura e, diante de qualquer dúvida, permanecemos à disposição para esclarecer” destaca o diretor de Transportes de Novo Hamburgo, Leandro de Bortoli.

Botão Voltar ao topo