Rio Grande do Sul

Sábado tem Dia D de Vacinação em Gravataí

Neste sábado (15), Gravataí realiza o Dia D de mobilização contra o sarampo. A Campanha Nacional Contra o Sarampo, da qual Gravataí está inserida, tem como público-alvo crianças e adolescentes, dos 5 aos 19 anos de idade. Todas as unidades de saúde possuem doses da vacina disponíveis e estarão realizando a imunização das 8h às 17h.

Com exceção do Dia D, durante a semana, é possível também atualizar os calendários vacinais de crianças e adultos. Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde de Gravataí, Patrícia Silva, mesmo sendo do público-alvo, aqueles que comprovem duas doses de vacina com o componente sarampo, não precisarão ser novamente imunizados.

A campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil. No ano de 2019, aconteceram duas etapas direcionadas às faixas etárias mais suscetíveis ao surto no país. Já em 2020, a campanha é destinada aos grupos não vacinados no ano passado. A segunda etapa da campanha em 2020 começa em agosto e será voltada a pessoas com a faixa etária de 30 a 59 anos.

Além do sarampo, serão disponibilizadas em Gravataí as vacinas contra a febre amarela e o HPV, que são uma recomendação da Secretaria Estadual da Saúde.

Botão Voltar ao topo