DestaqueSerra Gaúcha

34° Natal Luz de Gramado lucrou R$ 7,4 milhões

Ao longo de 81 dias, o 34º Natal Luz de Gramado realizou, de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro deste ano, mais uma edição do maior evento natalino do Brasil. E nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento, apresentou os resultados oficiais da edição realizada em coletiva de imprensa no Auditório da Prefeitura de Gramado.

Publicidade

O Natal luz 2019/2020 obteve resultado positivo de quase R$ 7,4 milhões. Foram contabilizados R$ 36.909.754,53 de receitas e R$ 29.551.392,10 em despesas. Este superávit será investido na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2020 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – UCS. “Podem ter a certeza que fizemos um excelente trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município”, destacou o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo. O Presidente fez questão de destacar o significativo aumento nos investimentos no evento. “Investimos R$ 4 milhões a mais e tivemos o mesmo lucro da edição anterior”. Néspolo também comemora o resultado positivo em ter aumentado os patrocinadores desta edição. “Todos os patrocinadores da 33ª edição renovaram para a 34ª edição do Natal e ainda tivemos um acréscimo de grandes marcas como Mastercard, CVC, XP Investimentos, Bauducco e a Gol, inclusive nosso grande apresentador, o Bradesco”, destacou.

Durante a entrevista coletiva, o Presidente fez questão de destacar os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local. Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz.

Cabe ressaltar ainda a contrapartida social do evento. Foram concedidos 6.800 ingressos em troca de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas de Gramado, e intermediado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além disso, os serviços de alimentação dos espetáculos ficaram sob a responsabilidade dos clubes de serviço de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram com o resultado obtido R$ 135 mil para o MOCOVI – Movimento Comunitário de Combate a Violência.

INGRESSOS

Foram comercializados para os três espetáculos pagos do evento 204 mil ingressos. O espetáculo Illumination foi o show que mais vendeu ingressos, 98 mil. O Desfile A Magia do Noel vendeu quase 82 mil ingressos e a Lenda do Bosque de Natal, 24 mil ingressos. No total, os ingressos geraram uma receita de pouco mais de R$ 27 milhões. O Presidente Edson Néspolo anunciou durante a coletiva de imprensa que o valor dos ingressos não serão aumentados para esta 35ª edição.

PESQUISA

Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,4% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,8% de respostas positivas, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 97,4% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação de 0 a 10:

  • A Lenda do Bosque de Natal, 9,7% avaliaram de forma positiva, com uma concentração de 80,2% no conceito 10.
  • Desfile A Magia do Noel, 9,6% de positivo com uma concentração de 65,9% no conceito 10.
  • Illumination 9,6%, de positivo com uma concentração de 70,1% no conceito 10.

Outro as aspecto destacado pelo Presidente da Autarquia, Edson Néspolo, foram as manifestações dos entrevistados na Pesquisa da UCS sobre o sentimento que tiveram durante o Natal Luz, resumido em uma palavra

Palavra % sobre as

manifestações

Conotação
Lindo 10,53% Positiva
Mobilidade ruim 8,03% Negativa
Alegria 6,93% Positiva
Luz 6,93% Positiva
Amor 6,65% Positiva
Sonho 5,82% Positiva
Magia 4,16% Positiva
Custo alto 3,88% Negativa
Superou 3,60% Positiva
Encantador 3,32% Positiva

Apenas dois itens tiveram uma conotação negativa apontada pelos entrevistados. A mobilidade urbana ruim e o custo alto quando se referiam aos valores dos ingressos.

Já a decoração da cidade mereceu 98,2% de respostas positivas pelos entrevistados. A decoração foi uma das grandes preocupações da Gramadotur desde a elaboração do Projeto. “A cidade merecia algo muito bonito e conseguimos agradar a todos, visitantes e moradores, investimos recursos superiores ao ano anterior e o resultado foi muito satisfatório” disse o Presidente da Gramadotur, Edson Nespolo.

Mídias Sociais

Outro ponto destacado pelo Presidente foram as mídias sociais do Natal Luz. Nas páginas do facebook e Instagram do evento foram obtidos mais de 10 milhões de visualizações do conteúdo postado. O crescimento no período do evento junto ao facebook foi mais de 52,5% e no Instagram este percentual de aumento chegou a 73,5%, um recorde para o Natal Luz.

Fotos – Rafael Cavalli

A palavra do Prefeito

O Prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, estava satisfeito com os números divulgados. “Gramado está orgulhoso destes resultados e podemos dizer que tudo isso é um encaminhamento para a excelência e com certeza resultará em dividendos para nossa cidade”, disse o Prefeito

Natal Luz 2020/2021

A 35ª edição do evento terá abertura em 22 de outubro e término em 10 de janeiro de 2021. O Presidente Edson Néspolo confirmou ainda que a gramadense Cláudia Casagrande estará novamente como Diretora de Decoração do evento, pelo terceiro ano consecutivo.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.